segunda-feira, 24 de maio de 2010

Se o Senhor te pedir algo difícil o que você fará

Deus fez alguns pedidos difíceis para alguns homens, pedidos até mesmo incompreensíveis, inusitados, que provocaram reações de crítica e perseguição.
Gênesis capítulo 06, descreve a situação caótica que vivia a humanidade, homens corruptos, malignos, perversos e indiferentes a Deus estavam vivendo na mesma geração de um homem temente e que andava com Deus; este homem era Noé.
O Senhor já não mais suportava a maldade da humanidade, mas ele podia contar com Noé então lhe  pede algo difícil.
                                  

Então disse Deus a Noé: "O fim de todos os seres humanos é chegado perante mim, pois a terra está cheia da violência dos homens. Destruí-los-ei juntamente com a terra. Faze para ti uma arca de madeira de cipreste;...Eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir tudo o que tem vida debaixo dos céus... "( Gn 6:13 -17).
Que pedido mais inusitado, difícil de atender e de acreditar, fazer uma arca enorme; talvez Noé tenha questionado a si mesmo: Que pedido é  este? Será que é isso mesmo? Tenho que parar tudo o que estou fazendo para atender a esse pedido, o que irão dizer? De onde virá tanta água a ponto de inundar a terra?

Noé gastou muitos anos construindo a arca, mas após terminada a obra, Deus disse a ele entra na arca com sua família, e com os animais, e sete dias depois de entrarem na arca, começou a chover: " E aconteceu que depois de sete dias, vieram sobre a terra as àguas do dilúvio." (Gn.7:10)
Este homem fez algo difícil e salvou sua família: " Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação da sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé."( Hb.11:07)

Deus também pediu algo difícil para Abraão: "...Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." (Gn.22:02)
Creio que não exista pedido mais difícil como este, imagino Abraão um homem idoso, ter que sacrificar o filho da promessa, pois sua esposa tinha sido estéril,  Isaque era o maior milagre de Deus na vida de Abraão,  era a maior benção, era um sonho realizado, era a alegria da vida deste homem. 
Abraão estava sendo colocado à prova, Deus queria saber o que estava em seu coração, se ainda o temia, se ainda o amava. Este homem levantou no dia seguinte de madrugada, saiu de sua casa numa caminha da de três dias à terra de Moriá, ao lugar de sacrifício. Quantas coisas não devem ter passado na cabeça de Abraão.  Porque Deus está me pedindo isso? Ele sabe que eu o amo, porque me prova desse jeito?
Imagine a dor no coração de Abraão quando o filho lhe pergunta: " A lenha e o fogo estão aqui mas onde está o cordeiro para o holocausto?" Tenho certeza que abrão virou o rosto para esconder as lágrimas, e com a voz embargada, responde: Deus proverá, meu filho!
                                          
Chegaram ao lugar escolhido por Deus, o pai edifica o altar, dispõe a lenda, pega seu filho no colo, coloca-o sobre o altar e o amarra, eles choravam.... no momento do sacrifício, a mão do pai levanta o machado, ao descer, o Anjo do Senhor bradou do céu: Abraão! Abraão! Não faça nada, sei agora que temes a Deus.

Moisés é também um outro exemplo, pois Deus também lhe pediu algo dífícil do meio de uma sarça em chamas Deus diz: " Volte ao Egito e Liberta meu Povo" ( Exôdo cap.03)
Era uma missão muito difícil, pois Moisés não se sentia capacitado para liderar, não se achava em condições de assumir tamanha responsabilidade, estava há 40 anos no deserto apascentando ovelhas, além disso a forma como ele saiu do Egito era um confronto com o passado, ele havia matado um egípcio e ocultado o corpo, quando foi descoberto ele fugiu.
A conversa no monte Horebe foi longa, Moisés argumentava com Deus da sua incapacidade, e também dizendo que seus irmãos israelitas não iam crer, que não sabia nem se quer como falar, Deus o anima, lhe dá graça e então ele assume a difícil tarefa, e volta ao Egito onde Deus, através de sua vida julga os deuses egípcios, e liberta seu povo Israel.

Outro personagem que recebe uma missão difícil foi Jonas, Deus lhe envia a Palavra dizendo: " Vá para Nínive, e leve minha mensagem". ( Jn 1:1) Jonas não diz nada e foge ou melhor tenta fugir da presença de Deus, compra uma passagem para uma cidade chamada Társis, entra no Navio e se esconde no porão.  Ele não queria obedecer a Deus, não querida assumir a missão nem atender ao pedido difícil que Deus lhe  pediu, pois odiava os ninivitas, que eram inimigos cruéis de Israel, para você entender um pouco porque Jonas não atende ao pedido de Deus,imagine: um ladrão entra na casa de um filho de Deus e traz um grande prejuízo, e ele reconhece a pessoa que está lhe roubando, então  com muita raiva após o ladrão ir embora, resolve chamar a polícia, mas neste momento Deus diz: Não faças isso, vá e pregue uma mensagem de arrependimento a este ladrão. 
Bom era mais ou menos essa a situação de Jonas, os nínivitas já haviam cometido muitos crimes contra Israel e o profeta preferia morrer do que ir pregar em Nínive.
Deus envia uma tempestade, aquele Navio começa  a ser açoitado, os marinheiros ficam  apavorados, um deles encontra Jonas dormindo no porão do navio,  o profeta diz: Eu sou o culpado desta situação me lancem ao mar. 
O profeta então é lançado no mar, Deus envia um grande peixe para o engolir, e fica 3 dias no ventre do peixe e então se arrepende, orando pede perdão ao Senhor e então o peixe vomita a Jonas na terra, que agora assume a missão e vai para Nínive pregar. Não dá para fugir de Deus!
                              
Um jovem, se apresenta  a Jesus perguntando: O que farei de bom, para alcançar a vida eterna? Jesus responde: " Guarda os mandamentos", o jovem replica: Tudo isso tenho feito, o que me falta ainda? Neste momento Jesus  pede algo difícil. 
" Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me". ( Mt.19:21). O jovem rico se retirou da presença de Jesus triste.


No jardim do Éden o homem quebrou a aliança com Deus, desobedeceu e o pecado entrou no mundo, e então a humanidade ficou afastada da presença de Deus, entre nós e Deus havia um abismo, era impossível que o homem voltasse a ter comunhão com Deus,  e então um grito profético ecoava nos Céus: " A quem enviarei, e quem há ir por nós?" Isaías pode ouvir a voz de Deus, quando teve a visão do trono ( Isa.cap. 06), ele pensou que esta voz era para ele, mas não era, este grito profético de Deus ecoava na eternidade, precisava ser respondido por alguém que pudesse resolver a situação do resgate da humanidade, então Jesus  assume a missão, e faz algo difícil; a si mesmo se esvazia, abre mão da Glória, do trono, do poder, e torna-se semelhante aos homens, o sofrimento de Jesus começou na eternidade, torna-se uma semente, a semente de Deus, se entrega ao Espírito Santo, que vem a terra e é colocado no ventre de uma mulher, para nascer e viver como um homem, Ele Jesus, foi obediente até a morte e morte de cruz . (Fp 2:5a8)


Deus Pai também fez algo difícil, provou seu amor por nós mesmo sendo pecadores, não havia justiça em nós, não tínhamos nenhum crédito,mas mesmo assim Ele nos amou.
"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Rm 05:08)


O que é que Deus está pedindo a você?  Seja o que for faça, se for algo diferente e inusitado como foi com Noé, faça você irá salvar sua história e trará resposta de Deus para sua geração. Se Ele te pedir um sacrifício para saber se o teu coração ainda é dele, entregue seu  Isaque e entre na estrada que leva ao Moriá, ou será que é um confronto com o passado como foi com Moisés, assumindo uma missão maior que sua própria vida, Ele quer saber onde está seu coração. Seja o que for Ele não te deixará jamais sozinho, Não faça como Jonas, fugir da presença de Deus é impossível, e nem como o Jovem Rico que amou mais sua própria vida e seus bens do que o Reino de Deus, seja o que for atenda a este pedido pois o próprio Pai também já fez algo muito difícil por amor a mim e a você


Ele sabe que você precisará da sua graça, Ele te dará a graça para fazer mesmo que seja muito difícil...


Pr. José Carlos Lopes ( Ministração do Culto da Família em 23/05/2010 - Domingo)

3 comentários:

sheila disse...

Deus abençoe esta mensagem amado Pastor.
"Homens de pouco fé".
É....muitas vezes ouvimos a voz do Senhor, sabemos o que devemos fazer, cremos na sua palavra e ainda sim......tentamos fazer o que Jonas fez.
Mas não dá né?
Obrigada por estas palavras.
Deus é contigo.
Estarei sempre por aqui.
http://sheilapassuello.blogspot.com/

Luciana Alvarado disse...

Lendo esta mensagem, percebo que aquilo que Deus me pede não é tão dificil, precisa haver disposição e fé em meu coração. Fico com o exemplo de Noé que para salvar a si e a sua familia, precisou construir uma arca por muitos anos.
Se quisermos a salvação e conversão de alguém em nossa familia é necessário ouvir a vóz de Deus e obedecer, mesmo que leve muitos anos, Deus cumprirá a sua promessa.Depois que Noé entrou na arca, ainda passaram sete dias para que começasse chover.Fico imaginando, o que a familia de Noé e talvez ele mesmo deve ter pensado durante esses sete dias, será que houve dúvida, vontade de sair da arca, vontade de esperar, mas do lado de fora arca, medo de ser exposto ainda mais?
Quero deixar um recado especial aqui, talvez Deus tenha feito uma promessa de salvação para sua casa e você ja tenha esperado muito tempo.Neste momento você sente-se cansado e se pega pensando se ainda estão de pé as promessas de Deus, se ele irá mesmo cumprir, pois ja se passaram muitos anos.
Ouça, neste momento a sua arca está pronta, você e sua familia ja estão dentro, mas parece que a chuva(o poder de Deus)não começou a se manifestar.Em que você está pensando neste momento?Em desistir?Está em dúvida sobre aquilo que ainda está para acontecer?Vai continuar esperando com um comportamento passivo(de fora da situação)?Está com medo de se expor mais uma vez, ante seus familiares?
Muitos pensamentos passam pela nossa mente, mas o que Deus ministrou em meu coração através dessa mensagem é que agora ja falta muito pouco, bem pouquinho, para receber a chuva do poder de Deus, falta muito pouco para que Eu e minha casa possamos servir ao Senhor!Com certeza falta pouco para você também!

Pastor, muito obrigada, por este espaço, pelas ministrações tão abençoadas. Deus sempre lhe usa como um canal de bençãos para minha vida.
Deus continue lhe abençoando...
Luciana(sua filha)

Unknown disse...

Este blog é uma benção mesmo!! Não é por acaso q ultrapassamos os 1000 acessos!!! É muito bom ter a palavra sempre viva em nossos corações e nada como este blog pra nos relembrar nos momentos difíceis!!!! Parabéns!! Q Deus continue te abençoando muito!!! Bjus da sua filha da praia!!!