sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vencendo a Amaleque




"Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o sol se pôr.
E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.
E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração." ( Ex.17:08-16).

Amaleque sempre foi   o maior inimigo dos filhos de Deus, estes sempre perseguiram o povo de Deus, trazendo guerras, destruições, saques, e muitos males. 

Atacou o povo de Deus quando estavam cansados, afadigados, mataram os fracos que vinham na retaguarda, quando caminhavam no deserto, inimigo cruel, maldoso, e que não tem temor a Deus.O Senhor prometeu riscar a Amaleque, destruí-los totalmente da terra, através do seu povo. ( Dt.25:17 a 19).

Amaleque é  covarde,maligno e assassino, atacam os filhos de Deus mesmo quando estão caminhando no deserto, Amaleque está habitando na terra que foi prometida aos filhos de Deus, quando Moisés enviou os 12 espias para verem a terra prometida, Amaleque estava lá, os espias foram atacados com  o espírito maligno dos amalequitas, ficaram com medo, e voltaram com um relatório negativo e de incredulidade, causando revolta e rebelião no meio de Israel, então devido a esta revolta e rebelião os filhos de Deus ficam peregrinando no deserto por mais 40 anos.( Nm 13:27a33 e cap. 14)

Passando algumas gerações, Saul  o rei de Israel, foi escolhido por Deus para que os amalequitas fossem totalmente destruídos, através dele Deus iria executar sua Justiça e sua Palavra de riscar sobre a face da terra  a este povo astuto e maligno.  Deus envia o profeta Samuel ao Rei  Saul com a palavra profética de vitória. " Assim diz o Senhor vai agora e fere a Amaleque, e detrói totalmente a tudo o que tiver."( veja I Sm 15: 1 a 3).

Saul obedece a Deus parcialmente, por orgulho e motivações erradas ( I Sm 15:12 )ele não destrói totalmente os amalequitas e tudo o que a eles pertencia, poupou a vida de Agague o rei dos amalequitas, Saul queria despojo de um povo maligno, tudo que eles tinham era abominável, porque era fruto de roubo, saques, tudo que eles possuiam, tinha sido fruto de derramamento de sangue de inocentes, infelizmente Saul falhou, e Amaleque permaneceu trazendo prejuízos, morte e destruição.

Hoje, Amaleque representa  o mal que quer atacar nossas vidas impedindo-nos de conquistar, este mal  traz a incredulidade, o medo, e quer manter os filhos de Deus andando no deserto. Não podemos seguir o exemplo de Saul, que não obedeceu a ordem de  Deus que era destruir completamente  Amaleque. Nosso referencial é Samuel, que ao saber do que Saul fez o repreendeu, e disse: " Melhor é obedecer do que sacrificar", e mandou trazer Agague o rei assassino, e o despedaçou diante do altar dizendo: "Assim como você deixou muitas mães sem seus filhos, assim a sua mãe também ficará." ( I Sm 15:33).

Devemos  também seguir o exemplo de Davi, que ao ser atacado pelos amalequitas não se deixou abater, embora o povo tenha se revoltado contra ele, ele buscou força no Senhor e avançou contra os amalequitas e os destruiu. ( I Sm 30: 1 a 5)

Amaleque tem que ser destruído, vencido, aniquilado, não podemos deixar esse mal tomar conta de nossas vidas, pois este Amaleque é o que impede a prosperidade, que rouba os sonhos, que impede o sucesso, pois é o mal que quer nos manter no deserto.

Amaleque ataca quando o filho de Deus anda no pecado, no orgulho, na obstinação, Amaleque  hoje  também é representado pela natureza pecaminosa,que mantém o homem longe de Deus, natureza que não gosta de orar, jejuar,  tem que haver luta contra esta natureza pecaminosa e cricificá-la , somente através de uma vida de Cruz poderemos vencê-la. (  Lc 14:26,27); (Rm 6:6).

Deus te envia esta palavra, para que vc se levante contra tudo aquilo que representa Amaleque em sua vida, vc pode vencer na força do Senhor, é só seguir o caminho da obediência a Deus, sozinho vc não irá conseguir, vc precisa do Senhor, vc precisa da Palavra e de uma vida no Espírito.

Pr. José Carlos Lopes

(Mensagem do culto seminário de unção- Maio de 2010)

Nenhum comentário: