domingo, 5 de agosto de 2012

Quando Deus vem e abre as portas



Nós poderemos passar por um tempo de portas fechadas, mas essa jamais será a condição final ou permanente em nossas vidas, por que servimos a um Deus que abre as portas.

Ao observarmos a vida de José encontramos fatos que repentinamente as portas se fecharam para ele, ele era estimado por seu pai, líder sobre seus irmãos, tinha sonhos maravilhosos e subitamente foi colocado numa cova e depois vendido como escravo por seus próprios irmãos.

Vivendo na casa de Potfar novamente experimentou  portas fechadas quando injustamente, foi tido por culpado de assediar a esposa do seu senhor, e foi então enviado para a prisão, ficou atrás de portas fechadas, talvez o som das portas se fechando não paravam de ecoar em seu interior.

José manteve sua fé,  mesmo em tempos de portas fechadas ousou crer, estava obstinado a viver os sonhos de Deus para sua vida, permitiu ser forjado em perseverança e desenvolveu a capacidade visionária que abririam portas que mudariam radicalmente sua vida.

Todos nós precisamos de algumas doses de:

Ousadia
Obstinação
Forjado em perseverança
Capacidade visionária

Deus então começou a trabalhar na vida de José dois anos depois que ele interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro.

Faraó tem um sonho que o perturba então ele chama todos adivinhadores e sábios do seu reino, mas estes não foram capazes de dar a interpretação, então o copeiro lembrou-se de José e contou a Faraó a sua experiencia e como José havia interpretado seu sonho e de acordo com a interpretação aconteceu.

Então Faraó mandou chamar José:


Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra. Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó. (Gn 41:14)

Deus abriu as portas para José,  quando as portas se fecharam arrancaram-lhe a túnica que havia ganhado de seu pai, a partir de então a vida lhe deu roupas de escravo, roupas de prisioneiro, mas no dia em que Deus abriu as portas para ele, as roupas velhas ficaram para trás, e agora ele está sendo vestido com roupas de honra porque ia entrar na presença de um rei.

Assim o Senhor vai fazer com muitos aqui nesta noite, talvez vc tenha entrado neste lugar com roupas de tristeza, com roupas de angustia, de dividas, de problemas financeiros, de enfermidades, mas nesta noite a primeira coisa que Deus vai fazer em sua vida é trocar suas vestes.

Por isso profetizo sobre tua vida a Palavra profética do Senhor:

1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.
4 E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.
5 E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.
6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.
7 Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. (Isaías 61: 1 a 7)


Gloria Deus, quando Deus começa a abrir as portas, a primeira coisa que acontece é que as vestes são mudadas, e a honra chega, assim José foi para a presença do Faraó, interpretou seus sonhos, demostrou sua capacidade visionária ao dizer a Faraó o que  devia fazer, então na mesma noite José sai do estado lamentável de escravo prisioneiro para Governador.

José como Governador trouxe toda a sua família pra morar no Egito, eles habitaram a terra de Gósen, enquanto José estava vivo e também o Faraó que havia sido abençoado, Israel teve paz e prosperidade naquela terra, mas após a morte de ambos, outro Faraó foi levantado e ao ver como Israel havia se multiplicado em milhares de pessoas, colocou-os sob servidão, as portas se fecharam para eles e durante 430 anos foram assolados na terra do Egito, e então clamaram ao Senhor e Deus levantou Moisés para libertar o povo das mãos de Faraó, Deus enviou dez pragas ao Egito julgando aquela nação, até que Faraó consente na saída de Israel e eles então começam a marchar rumo ás portas abertas.

Faraó revoltado arrepende-se de ter liberado o povo de Israel, e ordena a seus exércitos que persigam eles; ao chegarem diante do mar vermelho, eles param pois não há caminho para prosseguir,  quando olham para trás observam que o exercito de Faraó vem com fúria para destruí-los, eles então reclamam a Moisés.

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;
14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. 
15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.
16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. ( Exodo 13: 13 a 16)

Deus estava dizendo a este povo eu vou abrir as portas, eu vou criar um caminho para vocês,eles tinham que crer no impossível, ou melhor não somente crer no impossível mas marchar de encontro ao impossível.

Lembre-se disso:  Para ir além do possível deve-se marchar na direção do impossível!


O mar vermelho foi aberto Israel passou  e ficou livre da escravidão, pois o caminho que Deus abre para seus filhos, o impio por ele não pode passar, os Egípcios entraram no caminho aberto no mar, mas ficaram atolados e as portas das águas se fecharam sobre eles e morreram afogados.

Não sei qual tua situação nesta noite, mas quero reafirmar em sua vida, o teu Deus,  é Deus do impossível, se você resolver ir além do possível marchando com fé em direção do impossível, o Deus que abre portas irá se manifestar ao teu favor, e as portas serão abertas e o impossível poderá ser alcançado.

Deus tem suas formas de ministrar ao mundo, Deus é multiforme em suas operações de milagres, de provisões, de curas, não podemos encaixar Deus num padrão, Ele é Deus.

Você também não pode racionalizar as operações milagrosas de Deus, Deus não pode ser encaixado na mente humana, não tente racionalizar como é que Deus vai te tirar de uma situação, não tente racionalizar como é que Deus vai abrir as portas para você, repito Deus é Deus, absoluto, soberano, Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, domina sobre tudo e todos, desde uma partícula invisível até toda a complexidade das galáxias, Ele é Deus e sustenta em suas mãos a totalidade do universo.

Vemos então que Deus decidiu prosperar, enriquecer seu povo, Deus decidiu abrir portas maiores para Judá e seu Rei Josafá, a situação parecia inversa, parecia que uma destruição iminente estava para acontecer, nações vizinhas resolveram unir seus exércitos para atacarem Josafá e seu povo.

Então, Judá se ajunta para orar e clamar a Deus por socorro, Josafá levantou sua voz ao Senhor e também clamou, trouxe a memória e declarou em sua oração que ele servia a um Deus que estava no céu e governava sobre todas nações em sua oração invocou o poder de Deus ao declarar que na mão do Senhor a poder e força  e que não existia ninguém que pudesse resistir,  declarou a aliança e observou a condição e disse, que Judá não tinha força e capacidade para vencer o exército numero que marchava contra eles.  E em meio a esta oração ele disse algo que mexeu com os céus, mexeu com o coração de Deus, que atraiu o poder de Deus para aquela situação.

No final do verso 12 do capítulo 20 de II Cronicas ele diz: Não sabemos o que havemos de fazer, porém os nossos olhos estão postos em Ti.

A Bíblia diz que estavam naquele lugar, mulheres, crianças e todo o povo, então o Senho levantou o profeta Jaaziel e disse:

Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. (II Cro 13:15)


Sei que muitos aqui estão vivendo situações limites, experimentando portas fechadas, criticas, perseguições, preocupações, medos, dores terríveis, emocional abalado, mas pela misericórdia de Deus eu quero ser profeta da parte do Senhor em sua vida e te incentivar a colocar os seus olhos no Senhor, tire os seus olhos da situação e fita teus olhos no Senhor porque agora eu vou declarar a poderosa, infalível, maravilhosa Palavra de Deus sobre tua vida:

"Não temais, nem vos assusteis por causa dos vossos problemas, situações limites, perseguições, não vos assusteis por coisa nenhuma, porque esta guerra  que se levantou contra  não é vossa, esta peleja vocês não tem que pelejar, porque ela pertence ao teu Deus, o Senhor pelejará por vós.

Deus levantou essas situações para abrir portas maiores para seu povo, pois Judá foi ao encontro do inimigo cantando, adorando e celebrando ao Senhor, com um cântico de vitória. " O Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre. 

Ao chegarem diante dos exércitos inimigos, se depararam com uma grande vitória , inimigos destruídos, colheita abundante, um despojo que demorou três dias para ser recolhido.

 Pare de chorar, lamentar, e reclamar fita os teus olhos no Senhor  porque Ele está criando situações para abrir portas maiores para seu povo.

E viveremos nesses dias desta Palavra profética, Deus abrindo todas as portas para seu povo.

Pr. José Carlos Lopes (Ministração do culto da família em 05/08/2012)









Nenhum comentário: