terça-feira, 28 de setembro de 2010

O chamado a maturidade


Entramos no Reino de Deus como bebês espirituais, pois Jesus mesmo disse: 

"Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." (Jo 3:3)

Portanto ao receber Jesus como Senhor e Salvador a pessoa  torna-se um filho de Deus bebê espiritual, deverá ser cuidado pela mãe espiritual a Igreja, que irá ensinar, treinar e apoiar para que haja o devido crescimento.

Assim acolhidos pela Igreja os bebês espirituais devem ser alimentados com o leite espiritual, orientando os recém-nascidos espirituais a abandonarem a velha natureza que os dirigia de acordo com o mundo.

"Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisia e invejas e de toda a sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação." (I Pedro 2:02)

Os bebês espirituais devem desejar beber ardentemente o leite espiritual para crescerem saudáveis, e desenvolverem a salvação.

Depois deste tempo como bebês vem naturalmente o tempo de crianças, ou tempo de meninos, conforme Paulo escreve em I Coríntios 3: 1 e 2. " Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo..."

Estas são as fases iniciais dos filhos de Deus no seu Reino, na sua Igreja, são fases trabalhosas, pois bebês espirituais e crianças espirituais dão muito trabalho, e demandam maior tempo e atenção da Igreja.

Ocorre que ainda como bebês e meninos não são considerados como espirituais e sim carnais devido a falta de maturidade, todos nós sabemos que quando crianças estão reunidas, elas brigam, tem ciúmes, pois querem umas as coisas das outras, fazem sujeira, querem doce, chupeta, brinquedos, choram, resmungam, enfim, é uma  tremenda confusão.

"Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" (I Co 3:3)

Mas não queremos com esta mensagem condenar os bebês e os meninos espirituais, pois são fases que eu mesmo já passei na Igreja, e também veja o que o Senhor diz: "Quando Israel era menino, eu o amei; do Egito chamei o meu filho." ( Os 11:01)  

Deus ama os bebes e meninos espirituais, e a promessa de Deus para Jerusalém a Igreja  é esta:

 "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão."(Zc.8:05)

Glória Deus, nós sempre teremos bebês espirituais e meninos espirituais em nossa Igreja, pois nosso útero é saudável, e nossos pais espirituais são maduros e ativos no Reino de Deus.

Mas a verdade central desta mensagem é esta: Se os meninos espirituais hoje não quiserem crescer, jamais serão adultos espirituais saudáveis para gerarem milhares de bebês espirituais.

Então queridos chegou a hora de muitos nesta Igreja desistirem das coisas de menino, e crescerem para gerar e gerenciar no Reino de Deus, os filhos desta Casa Firme, devem deixar as coisas de meninos para se tornarem homens e mulheres espirituais, porque uma nova geração de filhos tem que nascer.

E faço da oração de Paulo a minha oração como pai espiritual:

"Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria." (Col 1:09 a 11)

Este é o tempo em que o Senhor chama os meninos à maturidade,e devem abandonar já as coisas de meninos. 

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisa próprias de menino." (I Co 13:11)

Ser menino espiritual é continuar sofrendo, sendo perturbado pelo maligno, sendo roubado e impedido de ter coisas grandes de Deus por que falta maturidade, Deus deseja levantar filhos maduros, idôneos, firmes, que conhecem seu coração.

"...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, á perfeita varonilidade, á medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça Cristo, de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor." (Ef 4:13 a 16)

Para filhos maduros o Pai dá tudo, para filhos maduros o Pai entrega a gerência do seu Reino, para filhos maduros o Pai o dá os tesouros escondidos e as riquezas encobertas do Reino.( Isa. 45:03)

Permanecer como meninos espirituais é perder o melhor de Deus, vocês precisam abrir a boca e comer o alimento sólido que o Pai tem enviado.

"Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hb 5:14)

Chegou o tempo de entrar na maturidade espiritual, observe comigo a vida do profeta Ezequiel.

A Bíblia diz que quando completou trinta anos, (ano de sua maturidade; ele era da tribo de Levi, era de família sacerdotal, e os levitas ao completarem trinta anos entravam para o serviço sacerdotal)  Deus abriu os céus sobre ele e passou a ter visões de Deus.( Ez.1;1; Nm 4:3)


Deus não abre os céus para meninos porque eles se assustam e não entende nada da visão, pois o que Deus mostrou a Ezequiel ele entendeu porque tinha entrado na maturidade, mas um menino se tivesse tal visão ficaria assustado, choraria, e sairia correndo. ( Ez 1. 4 a 25)

No ano da maturidade de Ezequiel Deus lhe mostrou sua glória, e falou com ele. (Ez 1:26 a 28)

"Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo."(Ez 2:01)

No ano da maturidade de Ezequiel Deus lhe deu palavra profética sobre a nação de Israel. ( Ez 2:2 a 7)

Filhos maduros comem da palavra, comem alimento sólido e com Ezequiel não foi diferente veja:

"Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala à casa de Israel.
Então, abri a boca, e ele me deu a comer do rolo. E me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou..." (Ez 3:1 a 3)

Filhos maduros não ficam atrás de 'VASO", para desenrolar o rolo, eles comem do rolo, comem a bíblia, comem a palavra, enchem seu ventre de alimento espiritual sólido para dar de comer as nações, aos perdidos, e confusos dessa geração.

Coisas grandes de Deus passaram a acontecer com Ezequiel depois que ele atendeu ao chamado de Deus à maturidade, recebeu grandes revelações e visões, recebeu mensagens de restauração para sua nação ( Ez. 37); recebe visão do templo ( Ez 40 a 48) e é chamado para nadar em águas profundas.(Ez.47)

Existe águas mais profundas para sua vida, hoje é dia de sair do raso e mergulhar numa vida frutífera e de crescimento espiritual.

Deus está nos chamando à maturidade, pois coisas maiores estão por vir, o Reino de Deus precisa de filhos maduros, cheios do Espírito Santo, para trazer resposta a esta geração.
Grandes coisas estão por vir, e obras maiores se fará neste lugar, se hoje atendermos a voz de Deus que nos chama para a Maturidade.


Pr.José Carlos Lopes (ministração culto da família em 26/09/2010)



Nenhum comentário: