terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quando Deus faz cessar o choro


Existe o tempo de chorar...(Eclesiastes 3:4), mas Jesus disse: Bem-aventurado os que choram,porque serão consolados.(Mateus 5:4)

A Bíblia diz que o Senhor enxugará de nossos olhos toda a lágrima (Apc.21:4)

Existem os tempos de chorar, e me preocupa ver tantas canções, e tantos ensinamentos dizendo que devemos chorar para que sejamos atendidos por Deus, não creio que isto seja correto, nós choramos porque temos uma alma e as vezes não suportamos alguma situações. Se Deus atendesse somente por causa do choro, não haveria na terra pessoas chorando.
Deus atende a fé! Essa é a linguagem de Deus, Ele atende a fé daquele que mesmo chorando, está adorando, está crendo e confiando, Deus atende aquele que mesmo na adversidade celebra ao Senhor por fé, e se regozija na presença dele.

Veja o Apostolo Paulo escreveu passando tribulação e prisão, já haviam se passado 4 anos que estava preso injustamente, perseguido, difamado, era para ele estar chorando, amargurado, e mesmo assim está alegre e escreve a carta aos Filipenses, ministrando alegria e regozijo.

"Alegrai-vos sempre no Senhor, Alegrai-vos" (Filp. 4:4)

Se você está chorando,  e mesmo assim louvar e reconhecer que Deus pode mudar tudo e receber em seu coração esta mensagem com fé, saiba que Deus vai fazer cessar o choro em sua vida.

Nós choramos ao nascer; imagine um bebê dentro do útero materno, em total conforto, sentindo-se seguro, sendo alimentado e protegido, esse é seu mundo, mas de repente algo começa a acontecer,  aquele mundo tranqüilo fica agitado, sente que sua mãe não está bem, ele ouve um barulho, algo estourou! Seu mundo está se desfazendo, ele não sabe que rompeu a bolsa que o mantinha aquecido, e agora uma força estranha o empurra para fora do seu mundo, isso é muito trágico, o bebê não entende o que está acontecendo, tem medo, o seu mundo acabou, pensa que vai morrer e chora desesperado..., mas a vida só está começando..., isto acontece num parto normal, imagine um parto cesariana, o bebê tranquilo e derepente " o céu se abre diante dos seus olhos" e ele vê mãos gigantes invadindo seu mundo, e puxando-o para fora, imagine o susto!

Nós entramos neste mundo chorando, choramos ao nascer, choramos para crescer, choramos na adversidade, na guerra, quando perdemos, quando somos traídos, quando caluniados, choramos quando outros choram, quando somos desprezados, quando alguém muito amado vai embora, enfim as situações que nos fazem chorar são muitas.

E hoje Deus pergunta: - O que te faz chorar?

A Bíblia nos conta a história de uma mulher chamada Agar e seu filho, veja:

"...cresceu o menino, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. Ora, Sara viu brincando o filho de Agar a egípcia, que esta dera à luz a Abraão. Pelo que Sara disse a Abraão: Mande embora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque. Pareceu isto bem duro aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Deus, porém, disse a Abraão: Não pareça isso duro aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz...pois também do filho desta serva farei uma nação, porquanto ele é da tua linhagem. Então se levantou Abraão de manhã cedo e, tomando pão e um odre de água, os deu a Agar, pondo-os sobre o ombro dela; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu e foi andando errante pelo deserto de Beer-Seba. E consumida a água do odre, Agar deitou o menino debaixo de um dos arbustos,e foi assentar-se em frente dele, a boa distância, como a de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. Assim sentada em frente dele, levantou a sua voz e chorou. Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação.  abriu-lhe Deus os olhos, e ela viu um poço; e foi encher de água o odre e deu de beber ao menino."


Imagine-se no lugar de Agar, abandonada, desprezada, expulsa da casa onde vivia, teve que ir para o deserto,e a água acabou, seu filho lhe pede ajuda, está com sede, ela desesperada sem saber o que fazer deixa o menino distante para que não o veja morrer, ela chora em desespero, enquanto ela chora  aquele menino clama ao Deus de seu pai Abraão, que ouve a voz do menino. Este deserto foi permitido por Deus, e  o Senhor tinha propósito na vida daquele menino, e então Deus fala com Agar e lhe mostra um poço no deserto, e ela dá água ao filho.
As vezes entramos num tempo  como se estivéssemos no deserto, o Senhor permite  isso em nossa vida, pois o deserto é o lugar onde aprendemos, é o lugar onde começamos a ouvir Deus, é o lugar onde clamamos e  levantamos nossa voz em oração e o Senhor vem ao nosso encontro para enxugar nossas lágrimas e nos socorrer. Se Deus permitiu um tempo assim em sua vida, saiba ele não vai te deixar morrer, chame por Ele, no deserto que Ele nos coloca tem um poço nos esperando, Aleluia! Você não vai morrer no deserto, porque Deus vai fazer cessar o seu choro hoje, e te mostrar uma saída.

O  livro de I Samuel  começa contando a história de um homem chamado Elcana, que tinha duas mulheres, uma chamada Ana, e a outra Penina.
Ana não podia ter filhos era estéril, Penina tinha filhos, esta Penina zombava e irritava a Ana, que chorava muito.
Certo dia Ana, foi orar,buscar a presença de Deus, levantou sua voz e chorou, e fez um voto dizendo que se Deus lhe desse um filho ela o entregaria ao Senhor para trabalhar no sacerdócio. Ela estava tão angustiada tinha um nó em sua garganta, cansada de chorar, agora balbuciava, foi considerada como embriagada pelo sacerdote, e disse: "Não estou embriagada, estou angustiada, e busco a Deus". Então o sacerdote a abençoa dizendo que Deus iria conceder seu pedido.
E o Senhor visitou Ana, tirou dela toda a esterilidade,   ela agora era uma mulher fértil, teve seu filho, que quando cresceu Ana cumpriu o voto e entregou o menino para servir a Deus, depois deste filho Ana teve outros filhos e louvou a Deus, porque agora ela podia ser chamada de mãe. (I Samuel Capítulos 1 e 2).

A vida de Ana não foi fácil, ser estéril era uma condição horrível para uma mulher naqueles dias e Penina fazia piorar sua situação quando zombava dela.

Será que em sua vida tem alguma esterilidade, talvez sua vida familiar, financeira, profissional ou emocional se encontra sem resultados, sem frutificar, e isso te faz chorar, levante-se agora e comece a dizer para Deus quais são as áreas de sua vida que estão sem resultados, por mais que você tente, não estás conseguindo, Ele tudo pode, diz para Deus, ele quer ouvir sua voz, reaja, mostre sua fé, mesmo chorando você pode reagir, mostre para Deus onde você está sendo zombado, perseguido, hoje Ele quer mudar sua situação, e pergunta o que te faz chorar? Assim como ele trouxe riso, alegria na vida de Ana, fará o mesmo por você hoje.

Jesus disse para uma mulher viúva, que estava levando seu único filho para ser sepultado: "Não chores."
Mas como? Ela era viúva, idosa, e perdeu seu único filho, este filho representava sua esperança, seu sustento! Mas não era qualquer pessoa que estava dizendo: " Não chores." Quem estava dizendo isso era o único que traz vida onde existe morte, era  Jesus quem estava dizendo, e diz para você também: "Não chores"!
O que você perdeu? Te roubaram? Mataram tua esperança? Seria uma oportunidade que você deixou escapar, não importa o que seja, Jesus está dizendo através dessa mensagem: " Não chores".

Jesus está mudando os tempos, está mudando as estações, Ele não quer te ver mais chorando, chegou o tempo de alegria!

Quando Deus faz cessar o choro, ele traz óleo de alegria, coroa ao invés de cinzas, vestes de louvor ao invés de espírito angustiado.

"O choro pode durar uma noite, mas a alegria ela vem ao amanhecer" (Salmos 30:5)

Deus me disse para dizer a você hoje, que os tempos estão mundando para você, grandes coisas acontecerão, surpresas agradáveis de Deus virá e você vai sorrir.



"O Espírito Santo Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. 

Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.

Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas.  


Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.
Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.
"Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna."



Quando Deus faz cessar o choro ele traz dupla honra, e entra em aliança eterna com seu povo.

Aproveite este momento e entregue sua vida para Aquele que pode fazer cessar o choro, enquanto você ouve a canção, creia você não está sozinho, não precisa chorar mais, Deus está mudando os tempos para você e abrindo os céus a teu favor.
 (enquanto esta mensagem estava sendo pregada na igreja, foi visto um arco-íris no altar)


Levante suas mãos aos céus e sorria, porque a Palavra de Deus não é liberada em vão, se você está recebendo esta mensagem, é porque o tempo de deserto acabou, e haverá chuva de bençãos e alegria.

Pr. José Carlos Lopes ( mensagem ministrada no culto da família em 03/10/2010)



Nenhum comentário: