quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Preenchendo o vazio existencial




O homem luta contra um sentimento, chamado vazio existencial, é um sentimento terrível que deixa o ser humano insatisfeito, com a sensação de que sempre está faltando algo, e muitos entram numa busca desenfreada resolver esse problema, procuram a solução em amigos, em viagens, em relacionamentos, em festas, em diversas opções da vida e conseguem por um tempo achar que resolveram a situação, mas quando se deparam consigo mesmo, vêem que apenas mascararam o problema, logo a sensação terrível volta,  dando lugar ao desespero, e a depressão, a frustração e então se entregam, nas drogas, no alcoolismo, na prostituição,  outros se isolam, acentuando mais ainda o problema, não conseguem encontrar respostas, e perdem seus melhores dias e alguns a própria vida na busca de preencher este vazio. O agravante é que o homem sofre deste mal, mas não tem o conhecimento, e não sabe o que é.

Esse sentimento começou  após a queda, no jardim do Éden, pois o primeiro homem e a primeira mulher tinham relacionamento com Deus, a Bíblia diz que eles foram feitos pelas próprias mãos de Deus, e que todas as tardes na viração do dia, Deus tinha um encontro com este casal, mas um dia eles perderam este relacionamento, devido a desobediência, não foi mais possível estarem na presença de Deus, não foi mais possível receberem a visita do Criador e amigo,infelizmente eles foram tirados do jardim onde tinham esse lugar de  encontro com a presença de Deus, a partir de então a falta deste relacionamento, trouxe um vazio no interior do homem.

No evangelho de  João capítulo 4, Jesus disse aos seus discípulos vamos para a Galiléia, mas antes tenho que passar por Samaria, talvez os discípulos tenham indagado o mestre: Samaria?! A maioria dos judeus quando faziam o percurso da Judéia para a Galiléia, optavam por atravessar o Jordão ao invés de Samaria, porque os Judeus consideravam os samaritanos, inimigos, impuros, eles eram considerados como cães, eram odiados pelos judeus. Não havia nenhuma possibilidade de diálogo entre judeus e samaritanos.

Jesus ficou sentado no poço da cidade samaritana de Sicar.  " Vindo uma mulher samaritana tirar água, Jesus lhe disse: Dá-me de beber." ( Jo.04:07)
Aquela mulher é surpreendida; um judeu lhe pedindo água? Ela então diz: " Como sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?" Jesus responde: Eu posso te dar uma água viva, que irá saciar tua sede, se você beber da água que lhe ofereço você nunca mais terá sede, pois está água irá se tornar uma fonte para toda vida. O que Jesus estava dizendo? O que Ele queria dizer? Que água é essa?




Quando Jesus lhe oferece essa água, ela logo diz: por favor me dê dessa água, eu não quero vir mais a este poço, ela estava muito desesperada.  Queridos aquele poço representava para esta mulher um confronto consigo mesma e seu passado, ela não queria ir mais naquele lugar, por que tinha vergonha, pois ela só ia ali depois do meio-dia, quando  outras pessoas já tinham pego água, ela ia naquele poço quando ninguém mais estava lá.

Ela deseja a água e Jesus então diz: " Vai, chama teu marido, e vem cá."  Jesus dizendo isso, faz um filme passar pela cabeça da mulher, a memória traumatizada vem á tona,  o estigma da rejeição dói novamente, e ela diz: "Não tenho marido."  Jesus diz: Eu sei você já teve 5 maridos, e o que agora tens não é teu marido.





Eis a razão porque Jesus teve que passar por Samaria, a alma desta mulher estava sedenta, era uma mulher rejeitada pela sociedade, marginalizada, ela gritava por dentro, estou com sede, preciso de respostas.
Ela não sabia que estava padecendo deste mal,chamado vazio existencial, ela estava procurando respostas em relacionamentos, casou diversas vezes, buscando em homens saciar sua "sede", o grito de alma dela era tão desesperador, que Jesus  teve que passar em Samaria.    

Jesus é o único que pode preencher o vazio no interior do homem, só Ele pode curar a humanidade desse terrível mal.

Para esta mulher Jesus disse: " Vai, chama teu marido, e vem cá." Se fosse você no lugar dessa mulher o que ele te falaria?  O que Jesus disse para essa mulher remontou seu passado, mas não para humilhá-la, e sim para curá-la, com você o que Jesus diria? Talvez ele te dissesse: Me conta daquele negócio! Me fala da sua faculdade! Traz aqui aquele seu namorado. Me fale de sua família, repito o que Jesus diria a você, que tocaria profundamente em seu ser?
Hoje através desta ministração, tal qual foi com a samaritana, Jesus quer tocar onde você foi mais ferido, para te curar e preencher o vazio no seu interior, confesse a Ele o que está acontecendo, o que vc está sentindo, o que vc passou, o que você perdeu. Não deixe para amanhã hoje é o dia da tua cura, hoje é o dia da sua vitória.

Jesus curou a mulher samaritana, ela ficou feliz, encontrou  a resposta que tanto procurava para sua vida, e através do seu testemunho Samaria foi evangelizada, ela trouxe respostas para sua geração, sua cidade foi impactada.

Jesus também vai fazer o mesmo por vc, porque só Ele pode resolver o vazio existencial na vida do homem.

O vazio existencial é uma lacuna no interior do homem por ter perdido o relacionamento com o Seu Criador, mas através de Jesus este relacionamento é restaurado, permitindo que o Espírito Santo preencha o vazio com a presença gloriosa de Deus.

Jesus tem a cura para o vazio existencial, ele pode preencher o seu ser agora mesmo,não perca este momento, não perca esta oportunidade

Ouça e assista a canção neste video, e enquanto isso ore, chame por Jesus, ele virá até vc!




Pr. José Carlos Lopes
Ministração do culto de cura interior e libertação em 25/06/2008
Igreja Ap. Casa Firme Vila Ré - SP

Nenhum comentário: