terça-feira, 28 de junho de 2011

Vencendo Desafios




Estamos sentindo a brisa de um tempo novo sobre a Igreja, creio que o avivamento esta chegando sobre o Brasil, e aqueles que estão atentos já experimentam esta onda poderosa de unção, aqui nossos cultos estão avivados, com curas, batismos no Espírito Santo, salvação e transformação de vidas.


Este semestre concluímos o segundo ano de evangelismo, nesses dois anos evangelizamos 10.000 famílias, e recebemos a promessa de que haverá uma grande colheita, Deus tem usado seus profetas confirmando as sementes que plantamos.

O Senhor me disse: "Não tenha medo dos desafios que virão!"

E logo após o Espírito me levou a ler esta passagem bíblica, Números capítulo 13.

1 - E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 - Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
17 - Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
18 - E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
19 - E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.
20 - Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
21 - Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate.
22 - E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito).
23 - Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
24 - Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel.
25 - E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.


Após alguns meses de caminhada no deserto Israel chegou na fronteira com a Terra Prometida, eles estavam sentindo o cheiro agradável que vinha da terra da promessa, e orientado pelo Senhor, Moisés envia 12 príncipes para espiar a terra, e pede um relatório detalhado.


Interessante observar que no verso 20, diz que era o tempo da primícia das uvas, era um tempo de alegria, o fruto da vide declarava que Israel iria possuir a Terra Prometida, no tempo do vinho novo, destilando mosto isto é cheios do Espírito Santo.


Milhões de pessoas, esperavam com expectativa o relatório dos príncipes espias, quando eles voltam contam as novidades, dois deles traziam o ramo com cacho de uvas, o fruto era tão extraordinário que era necessário dois homens para carregá-lo.

"E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto." ( Números 13: 26 e 27)

Durante os 40 dias espiando a terra, eles conferem que a terra é tudo aquilo que Deus disse, a terra era fértil e abençoada, mas existia um desafio e infelizmente eles tiveram medo.



O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. 
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. 

Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. (Números 13: 28 a 33)

O medo de enfrentar aqueles gigantes, fizeram os espias   cobrir a terra de infâmia, e isso fez com que o povo que tinha grande expectativa, ficasse frustrado, em tristeza e entrassem em rebelião contra Moisés, se Deus não intervém com sua Glória Moisés teria sido  morto.

Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? (Números 14: 10 e 11)

Por causa da  incredulidade aquela geração ficou confinada no deserto.



Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento. (Números 14:34)

Eles perderam a  benção e ficaram no deserto por mais 40 anos,  e olhando para essa história nós não podemos ter medo dos desafios, temos que crer e avançar pois eles serão vencidos.

Algumas gerações se passaram, agora Israel está novamente enfrentando o desafio de um gigante,este gigante chamado Golias lança palavras de afronta contra o exército de Israel, que permanece estático, amedrontado e sem esperança.

E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. (I Sm 17: 8 a 10)


Mais uma vez o inferno remonta uma situação de desafio diante de Israel, através de um descendente de Anaque, sim ele era descendente do mesmo povo que impressionou os espias que liberou o espírito de medo e impediu o povo de Deus de tomar posse da promessa.

Só que agora Deus tem um jovem destemido e valente em suas mãos, um jovem que confiava no Senhor, e sabia que Deus é Deus, este jovem Davi ouve as ameaças do gigante, assume o desafio de enfrentá-lo e retirar a afronta de sobre Israel.

E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.  Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. (I Sm 17: 23 a 27)



Davi resolveu enfrentar o desafio e obteve vitória, Deus honrou sua fé, Deus honrou seu posicionamento, sua determinação; Davi estava cheio do Espírito Santo!

45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 - Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47 - E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 - E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 - E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50 - Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. (I Sm 17: 45 a 50)

Este é o exemplo que devemos seguir, Deus sempre honrará àqueles que assumirem desafios e não retrocederem na fé.

Davi recebeu sua recompensa e saiu do anonimato, entrou num cenário glorioso preparado por Deus.

Esta mensagem vem nos abençoar e nos fortalecer, seja qual for o desafio que estejamos enfrentando venceremos, derrubaremos gigantes e tomaremos posse da promessa, cheios do Espírito Santo.

Este é o tempo da primícia das uvas, é o tempo de alcançarmos as promessas e tomarmos posse do que nos pertence.

Israel chegou na fronteira com a Terra Prometida, no tempo do vinho novo, mas a mentalidade deles, era de incredulidade, era uma mentalidade de escravos, eles ainda tinham odres velhos,  não puderam suportar o vinho novo.


Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. (Mateus 9:16 e 17)


Renove sua mente, retire os pensamentos de derrota, de medo, de insegurança, de bater em retirada, derrube paradigmas, destrua fortalezas na mente e anule sofismas, pois Deus não nos deu espírito de covardia, e sim de poder.


Hoje tome a decisão de assumir  os desafios que estão à sua frente e repreenda o medo e a insegurança e prepare-se para a vitória, prepare-se para a colheita!




Pr. Jose Carlos Lopes - Ministração do culto da família em 26/06/2011 

Nenhum comentário: