terça-feira, 21 de junho de 2011

O Temor do Senhor


Olhando para a vida do discípulo de Jesus chamado Pedro, poderemos observar que ele era um líder nato, sabia o que queria, tinha boas motivações, era sanguíneo, impulviso e havia determinado morrer por Jesus.

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. (Lc 22: 31 a 33)

Pedro estava decidido morrer por Jesus, mas Jesus sabia que este discipulo ainda não era convertido, Pedro ainda não temia o Senhor.

Então Jesus disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. (Lc 22:34)


Quando Jesus foi preso, Pedro foi cirandado pelo inferno e veja o que aconteceu:

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. (Lc 22:54 a 62)

Foi uma situação humilhante, pois negou Jesus diante de uma criada, foi vergonhoso pois Pedro não pensava em fracassar, foi decepcionante pois  não pode sustentar a fidelidade que havia prometido a Jesus algumas horas antes.


Pedro não suportou ouvir o galo cantar e ficou chocado quando Jesus virou e olhou para ele. Foi chorar amargamente pois havia negado seu maior e melhor amigo.

Diante de Jesus Pedro estava firme, decidido, temente, mas na hora da provação fracassou, temeu os homens, temeu ser preso, temeu sofrer como Jesus estava sofrendo, mas não respeitou e nem reverenciou a Deus.

Mas após sua morte e ressurreição Jesus vai procurar Pedro e o encontra na praia de Tiberíades.

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21: 15 a 17)

Neste encontro Pedro é transformado, ele declara três vezes que ama o Senhor, e alguns dias depois ele recebe o Espírito Santo, e com ousadia faz a primeira pregação onde quase três mil almas se convertem, e inaugura a era da poderosa igreja primitiva. (Atos dos Apostólos 02)



Pedro foi transformado, estava cheio do Espírto Santo, no seu ministério muitos se converteram e muitos milagres aconteceram, até sua sombra curava os enfermos, tornou-se um homem temente a Deus, ninguém ousava mentir para Pedro, pois quem mentia caia morto. (Atos dos Apostólos 05)

E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.( Atos dos Apostolos 05:11)

O Senhor através desta mensagem quer abrir nossos olhos para a importância de restaurarmos o temor e o zelo em nossas vidas.

Quantas vezes muitos tem sido como Pedro, juram, prometem, fazem confissões e declarações na Presença de Deus e logo após não conseguim manter-se de pé, e negam ao Senhor,isso acontece porque lhes falta o temor ao Senhor.

1 - Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
2 - Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.
3 - Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.
4 - Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
5 - Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.



6 - Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
7 - Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus. ( Eclesiastes 5)


O temor ao Senhor é sentir respeito e reverencia à sua presença, e ter uma consciência de que o Senhor está conosco em todo o tempo e em todos os lugares, e através deste sentimento e consciência nossas atitudes, pensamentos e palavras são influenciados.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; (Salmos 111:10)

Temer a Deus e viver santidade enquanto está entre os irmãos na igreja é muito fácil, mas se você quiser saber o seu nível de temor e santidade responda para si mesmo as seguintes perguntas:

O que você faz quando está sozinho, ou quando está num lugar onde ninguém te conhece? Quais são os pensamentos que dominam sua mente? Onde você tem colocado demoradamente seus olhos? Você tem o costume de falar palavras de duplo sentido? Você retem firme suas confissões e declarações? Está pagando os seus votos? O que você prometeu a Deus está cumprindo? Você difama e expõe as falhas de outros?



Temer a Deus não é ter pavor, medo e receio Dele, mas é respeitá-lo, reverenciá-lo, ter uma consciencia de que sua presença santa nos acompanha em todos os lugares, leia atentamente  Salmos 111.

1-  Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.
2 - Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 - Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
4 - Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
5 - Aquele que fala mal do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
6 - Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
7 - O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 - Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do SENHOR todos os que praticam a iniqüidade.

Essa canção de Davi, nos revela o nível de consciência que devemos desenvolver em nossas vidas para que possamos andar no temor do Senhor.

Estamos vivendo um tempo de cumprimento das promessas de Deus, uma benção muito grande virá sobre a igreja, nós andaremos na Glória e poder de Deus, viveremos o maior avivamento de todos os tempos, mas antes disso temos que restaurar o temor.

Que nesta noite possamos clamar a Deus pela restauração do temor em nossas vidas, que nossa oração seja:

“Senhor antes da benção, me dê temor, pois o temor mantem a benção, antes do avivamento, me dê temor, pois o temor mantém o avivamento, antes da fama, do sucesso, da projeção, me dê temor, pois não quero me perder na benção, não quero ficar perdido e ser um escravo na terra prometida, como o povo de Israel, eu prefiro o temor do Senhor do que milhões na minha conta, eu prefiro o temor do Senhor do que trazer traumas e escândalo para o Reino.”



GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR, GRANDES COISAS VÃO ACONTECER, PERMITA QUE O ESPÍRITO SANTO GERE O TEMOR EM SEU CORAÇÃO!

Pr. José Carlos Lopes – ministração do culto da família em 19/06/2011


Nenhum comentário: