segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Igreja Gloriosa e a pós-modernidade

 

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 NVI)

A presente sociedade chamada de pós-moderna está inserida numa cultura que prega o capitalismo, consumismo, hedonismo,narcisismo, e outros comportamentos que amoldam os chamados cidadãos pós-modernos.

O tempo e o espaço já não limitam mais esta geração, pois passam a maior parte do seu tempo num mundo paralelo chamado ciberespaço, onde a distância geográfica não existe, onde  o espaço é medido por bits, megabits, gigabits e agora terabits…

Jogos que permitem criar um mundo virtual, onde se pode praticar toda a espécie de crimes, na internet pode-se criar personagens daquilo que a pessoa gostaria de ser, onde a identidade real é substituída por uma identidade virtual, chamam isso de “fake”,  traduzindo é falso. Um mundo de falsidades ideológicas, um mundo que tem aprisionado e destruído milhares de famílias.

A sociedade pós moderna prega a busca intensa do prazer não importa o que estiver pela frente, o prazer é mais importante do que tudo, a família não tem importância, os valores da Palavra de Deus não tem importância, o que importa é sentir prazer.




Nesta sociedade o ego é valorizado, o reconhecimento público é muito importante, a beleza pessoal tem que chamar a atenção, e não importa estar no centro das atenções todos tem que saber disso.

Dentro deste cenário está a igreja, que  está sendo atacada pela mensagem hedônica e narcisista deste mundo tenebroso, e a igreja que sucumbe aos ataques pós-modernistas já não prega mais a mensagem da cruz,  do arrependimento, do arrebatamento, não incentiva a oração e o jejum como busca apaixonada pelo Senhor, já não querem ser conformados à imagem de Jesus, por isso esta palavra inspirada pelo Espírito Santo e escrita pelo Apóstolo Paulo deve estar contundente  em nossa vida aqui na terra.

O Espírito Santo nos diz: Não se amoldem ao padrão deste mundo!

Muitos cristão tem sido moldados pelos valores deste mundo, e estão compromentendo e manchando a imagem da igreja, trazendo escândalos, maus testemunhos e práticas que envergonham o evangelho.


“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”(II Tm 3:1-5)

Mas no coração de Deus existe uma Igreja gloriosa, sem mácula, sem mancha e nem ruga.

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,  para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef. 5: 25 a 27)

Esta Igreja gloriosa foi projetada na eternidade, e estava oculta em Deus antes da fundação do mundo.


"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Ef 1:4)

" E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele." (Ef 3: 9 a 12)

A Igreja gloriosa vai trazer a restauração de todas as coisas, esta igreja vai governar e reger as nações com vara de ferro, por intermédio de Jesus.

A  Igreja gloriosa vai andar em maturidade espiritual, onde os cinco ministérios estarão ativos edificando o corpo de Cristo, trazendo a revelação do Filho de Deus, seguindo a verdade a andando no amor.


" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ntes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor." ( Ef 4: 11 a 16)

A cultura da sociedade pós-moderna trouxe enfermidades sociais, como a pedofilia, a promiscuidade, a perversão sexual, as drogas, corrupções, e todo tipo de violência que fragmenta a família, então este é o momento de sermos revelados como Igreja gloriosa, pois esta Igreja é constituída pelos filhos de Deus, regenerados, santificados, somos a contracultura derrubando os valores deste mundo tenebroso e fortalecendo os valores do Reino, formando famílias ajustadas e como referencial para esta sociedade.

Nós não podemos falhar na nossa missão, não podemos ser passivos, omissos, a Igreja gloriosa se levanta para chorar o choro do coração do Pai,  e se levanta para profetizar e pregar  arrependimento.



" Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR…" (Joel 2: 12 a17)


Que igreja você pertence?

A Igreja que sucumbiu a mensagem hedonista e narcisista da sociedade pós-moderna, ou a Igreja gloriosa que trará a restauração de todas as coisas?

Pr. José Carlos Lopes ( Ministração culto da família 13/11/2011)


Nenhum comentário: