segunda-feira, 7 de março de 2011

Restaurando o Altar



Israel estava vivendo dias de apostasia, induzidos por Acabe e Jezabel o povo estava longe do Senhor, a idolatria tinha tomado conta daquele reino, os profetas de baal e os profetas dos postes-ídolos eram mantidos por Jezabel, isto é o reino sustentava aqueles homens malignos, enquanto profetas do Senhor estavam escondidos numa cova, e eram sustentados a pão e água por Abias o mordomo.

Neste cenário, aparece o profeta Elias, como resposta de Deus a Acabe e Jezabel, Elias profere um juízo sobre aquela nação e os céus se fecham por 3 anos, não houve chuva e nem orvalho a seca tomou conta de Samaria.

Mesmo naquela seca não houve conversão de Acabe, ele continuava servindo a baal e ao poste-ídolo que havia levantado.

Então Deus ordena a Elias que se apresente a Acabe:



1 – Muito tempo depois  veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.

2 - E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.




17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?

18 - Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
19 - Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 - Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.






21 - Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

22 - Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 - Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 - Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra. (I Reis 18: 01,02;17-24)



A nação estava dividida entre o Senhor e baal, e Elias propõe um desafio para provar aquele que povo quem era Deus, o deus que respondesse enviando fogo esse era Deus. E Israel anuiu a palavra de Elias.

Os profetas de baal foram os primeiros a invocar o seu deus, eles se mutilavam, dançavam, profetizavam e não havia resposta alguma, após algumas horas, e sem nenhuma resposta de baal, Elias toma novamente a palavra:

Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.(I Reis 18:30)

Antes de clamar a Deus Elias fez algo que há muito tempo não se fazia naquela nação, restaurou o lugar de sacrifício, restaurou o lugar de adoração, restaurou o lugar de entrega.

Tomou 12 pedras representando todas as tribos de Israel, com essas pedras ele edificou um altar ao Senhor, na terra abriu uma vala ao redor do altar, tomou lenha, e colocou a oferta sobre a lenha e água abundante até que a água encheu a vala ao redor do altar.

Então clamou ao Senhor e o fogo caiu:




38 - Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

39 - O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! (I Reis 18:38-39)




Neste momento Israel creu no Senhor e o Adorou, e os profetas malignos foram mortos.
Os céus foram abertos e houve abundante chuva!

Hoje esta mensagem de Deus vem aos nossos corações, pois o lugar do sacrifício, o lugar da adoração e o lugar da entrega precisam de restauração.

Deus está chamando filhos que estão com seus corações divididos, para um tempo de aliança pois essas pessoas, uma hora creêm no Senhor, e em outra estão distantes do Senhor,  num dia estão declarando e adorando a  Santidade de Deus noutro dia estão envolvidos em sensualidade, mentira, engano; o altar precisa ser restaurado nesta noite. 

Hoje é noite de concerto, noite de pacto, noite que muitos devem renovar a aliança com o Senhor, para que sejam avivados e restaurados, pois precisamos do fogo de Deus, e da chuva de bençãos sobre a nossa terra.


Prestem atenção  nos elementos que Elias usou para edificar  o altar ao Senhor:

12 Pedras:  Representava toda a nação de Israel, declarando que toda a nação de Israel devia entrar em aliança com o Senhor;

Vala na terra: A terra representava os pecados daquela nação, a vala aberta na terra declarava que os pecados seriam feridos, destruídos e lavados  pela água, o lugar dos pecados seriam encharcados de água;

Lenha: Adoração verdadeira e sincera, combustível para o fogo, pois sem lenha o fogo se apaga;

Oferta:  Aquele novilho representava o sacrifício, representava o coração daquela nação que deveria ser repartido isto é circuncidado sobre o altar;

Água: A sobrevivencia, o essencial,  pois sem água ninguém pode viver, a água derramada sobre o altar em abundância, declarava que toda existência dependeria de Deus;

Hoje nesta noite de concerto com Deus, nesta noite de restaurar o altar, nós faremos o mesmo.


Aquelas pedras somos nós, todos nós estaremos diante do Senhor, nós somos as pedras do altar que será restaurado; a terra que foi sulcada, ferida, representa os pecados que serão confessados, no lugar dos pecados será aberto uma vala, por onde a água vai passar, o lugar onde está os pecados, agora vai reter a água, que é a Palavra de Deus que nos limpa e regenera; a lenha armada sobre o altar fala de adoração e louvor  genuíno e verdadeiro, o fogo de Deus só pode vir se houver adoração em espírito e verdade; a oferta é nosso coração, nosso coração como dádiva, como presente a Deus, como sacrifício, sendo circuncidado, declarando que serviremos somente a Ele, não estaremos mais divididos; a água que foi derramada em abundancia sobre o altar, declara que entregamos ao Senhor nossa existencia, nossa sobrevivênvia, tudo que somos, tudo o que temos e tudo o que fazemos estará sendo consagrado ao Senhor, não só nesta noite, mas por toda nossa vida.

Então o  Fogo de Deus virá,  confessaremos que só o Senhor é Deus em nossas vidas,e então clamaremos por chuva e a chuva virá sobre nossa terra, sobre aquilo que já semeamos e plantamos, a chuva virá sobre nossas casas, negócios, finanças e tudo o que nos representa.





Pr. José Carlos Lopes ( Ministração do culto da família: Domingo 06/03/2011)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pr. do ministério Casa Firme, graça e paz!
Gostaria de dizer o quanto este ministério e estas mensagens tem abençoado a minha vida e do ministério Comunidade de Vida Cristã a qual sou o Pastor sênior. Eu louvo a deus por cada mensagem que tem edificado minha vida e consequentemente a do ministério que sou Pastor. Gostaria também de saber se posso ministrar estas mensagens ao povo que o Senhor me entregou aqui em Guarujá? Um forte abraço na graça e na paz do Senhor.
Pastor e servo Josuel melo da Nice.

Anônimo disse...

Amém, meu querido irmão e Pr. Josuel,fico feliz e honrado em saber que as mensagens estão te edificando, este é o propósito deste ministério no blog. O irmão é livre para ministrar essas mensagens em sua igreja, e se tiver qualquer dúvida não hesite em me contatar, estarei a sua disposição: Email: cafivila@hotmail.com

Deus o abençoe.

Pr. José Carlos Lopes