quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A quem você serve, Deus ou Mamom?



Existe uma disputa pelo nosso coração, muitas coisas e sentimentos querem tomar conta da sede do nosso ser.
Mas nosso coração deve pertencer ao Senhor, e quando ofertamos e dizimamos manifestamos a quem pertence nosso coração.

Por isso Jesus disse:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

É difícil ministrar sobre finanças num tempo em que existem tantas distorções deste ensinamento em diversos ministérios e igrejas.

Você liga o rádio e ouve pessoas pedindo ofertas para pagar a programação, liga a televisão lá está outro querendo associados e patrocinadores.

A oferta deve ser ministrada na igreja diante do sacerdote que cuida de você e sua família.

Muitos estão leiloando a fé, e estipulando valores de ofertas, quando a Bíblia nos ensina que cada um deve contribuir segundo o que está no seu coração. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração;” II Co 9:7a

Deus mesmo foi o primeiro a ofertar,  na vida do primeiro casal, devido ao pecado eles ficaram  despidos da glória de Deus, antes estavam nus e não tinham vergonha porque a glória de Deus os cobria, quando pecaram perderam a glória de Deus, e ficaram desprovidos e envergonhados e fazem para si aventais de folhas.

Deus então trata da situação do pecado cometido, e não deixa o homem nú, providencia para eles roupas.

E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21

Esta provisão de Deus que cobriu a nudez de Adão e Eva, implicou na morte de um animal, este animal figurava Cristo a maior oferta de Deus pela humanidade, para cobrir de uma vez por todas todos os pecados.

E em Gênesis 4:3 e 4 encontramos a primeira ministração de oferta, feita por Caim e Abel.

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

A oferta de Abel manifestou a quem pertencia seu coração, pois este deu o primeiro e o melhor do seu rebanho ao Senhor.


Abel compreendeu que Deus como autor e possuidor da vida, deveria ser tributado.

O Adorador e sua oferta são inseparáveis, e um memorial está diante de Deus, e mesmo tempos depois a oferta testifica em favor do ofertante.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:04

O modo como você oferta declara quem você é para Deus, pois quando você traz sua oferta, você está trazendo sua vida, e manifestando de quem é seu coração.

A oferta é a oportunidade que Deus nos dá para sermos participantes da sua visão, veja a revelação de Deus a Israel:

ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo,  e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.
Êxodo 25:1-9




A oferta constrói  um ambiente onde Deus pode habitar em nossas vidas, em nossas famílias, em nossa igreja, seja onde for, o ofertante tem a presença de Deus, pois Ele quer que sejamos participantes da sua visão.

A ministração da oferta tem que ser contínua, e não pode cessar, pois quando cessa a oferta vem a opressão.

Israel tirou seu coração do altar do Senhor olhando para outros deuses, deixou de praticar a oferta e o dízimo, e passaram a fazer coisas que desagradavam a Deus, veja o que aconteceu:

PORÉM os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.
Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Juízes 6


Quando o Israel clama a Deus o Senhor procura um homem, naquela nação e encontra Gideão, homem esforçado, num tempo de guerra, perseguição e opressão não deixou de trabalhar para alimentar sua família, e isso chamou a atenção de Deus.

11 - Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
12 - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
13 - Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
 

14 - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
15 - E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
17 - E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
18 - Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
19 - E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.
20 - Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
21 - E o anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos.
22 - Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.
23 - Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. Juízes 6 11-23




A primeira atitude de Gideão foi trazer sua oferta, um presente, isto é colocar o seu coração diante do Senhor, ele deu uma oferta de sacrifício, pois num tempo de escassez e pobreza, trouxe uma oferta relevante preparada com suas próprias mãos.

Esta oferta de sacrifício, este presente para Deus, trouxe a vitória sobres os opressores, logo após Gideão com apenas trezentos homens, sem armas, com buzinas, cantaros vazios e tochas acesas nas mãos, derrotam o exército inimigo de cento e vinte mil homens.

E agora este Gideão que era pequeno e o menor em Israel, torna-se rico e influente na nação, recebendo despojos em ouro e a terra repousou por 40 anos.

Quando trazemos a oferta e devolvemos ao Senhor o dízimo declaramos  que o nosso coração está no Senhor e não no dinheiro ou no que o dinheiro pode fazer, isto manifestará o que Cristo conquistou na cruz.


Veja o que Paulo escreve:


Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. II Coríntios 8:09



O dinheiro não pode decidir nada em nossas vidas, não podemos edificar nossas vidas com base em quanto dinheiro nós temos, o  sucesso do teu ministério não pode ser determinado se você tem dinheiro ou não, nós somos, temos e fazemos aquilo que a boca de Deus diz, vivemos do que o Senhor determinou, por estarmos com nosso coração no lugar correto.

Dinheiro é o que Deus mais gosta de dar, quando filhos trazem o primeiro e o melhor na  presença do Espírito Santo.

Quando abri a igreja tudo o que eu tinha era 10 centavos.

Entrando a primeira vez no salão que hoje é nosso lugar de adoração, Mamom me disse: Você não tem dinheiro para isso, põe a mão no seu bolso.



E  então vi que tinha somente 10 centavos, peguei aquela moeda e disse para Mamom:


Você não determina nada na minha vida, eu vivo do que o Meu Deus diz.

Por favor deêm GLÓRIAS A DEUS!

Hoje estamos aqui adorando a Deus, prosperando, crescendo, impactando esta região, evangelizando rua por rua, casa por casa, ganhando vidas para Jesus, vivendo em avivamento, cheios do Espírito Santo, nosso programa de evangelismo em apenas dois domingos, evangelizou 426 famílias, oramos dentro dessas casas, falamos de Jesus, e nosso alvo para este ano é evangelizar e orar em 5.000 casas.

Chegada a Igreja - 00005

Nosso espaço físico tem que ser ampliado, e faremos algo grande para Deus, porque nosso coração está Nele!

Observe esta leitura:


6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 - E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9 - Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
10 - Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
11 - Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
12 - Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
13 - Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;
14 - E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
15 - Graças a Deus pelo seu dom inefável! II Corintios 9:6-15



Nossas contribuições financeiras são sementes, que irão germinar e trazer colheitas para nossas vidas.


Essas sementes devem ser semeadas com alegria, revelando um coração entregue a Deus.

O interessante nesta leitura é que Aquele que dá a semente, quer aumentar nossa sementeira, isto é quer nos dar condições para semearmos cada vez mais, afim de que tenhamos plena suficiencia em tudo, e sejamos generosos  na administração deste ministério de ofertar e dizimar.

Talvez você esteja vivendo um momento de pressão financeira, sua empresa não está bem, seu casamento está a beira de um colapso, um filho que está nas drogas, sua alma está em desespero, dívidas chegando em sua casa sem parar, telefone que toca e você nem quer atender, pois sabe que é um cobrança. 
Ou alguém que foi traído num negócio, foi passado para trás, uma promoção que deveria sair mas alguém está impedindo, talvez vc trabalhe numa funcão que não goste, nada haver com aquilo que você sonhou. Deus tem uma resposta para você!

Coloque seu coração no Senhor!

Todos esses problemas vieram porque sue coração não está no altar, o espírito maligno que controla o dinheiro, o desgraçado do Mamom, escravizou suas finanças, está mantendo preso seu potencial, está impedindo sua prosperidade, está tocando na paz da sua família, desestruturando as bases do seu lar.

Hoje você deve fazer uma aliança com o Senhor Jesus, e declarar que Ele é teu único Senhor de fato, e voltar a ofertar e dizimar na tua igreja, você deve investir na visão de Deus.

Muitos compram as idéias e visões de empresários e publicitários, quando veêm algo novo numa propaganda, correm imediatamente para investir naquela visão.

Te pergunto, você está fazendo o mesmo por uma visão do Reino de Deus?



O dinheiro tem feito muitos escravos, mas Deus quer libertá-los e fazê-los viver da benção que enriquece e não acrescenta dores.

Declare agora a quem pertence seu coração!

Pr. José Carlos Lopes (Ministração do culto da família em 14/02/2011)

Um comentário:

Luciana Alvarado disse...

Grande Benção esta mensagem!