quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As varas de Jacó

Olhando para a vida de Jacó encontramos um exemplo de homem que enfrentou grandes adversidades, mas nunca desistiu do seu sonho, manteve o desejo de vencer mesmo quando tudo lhe era desfavorável.

Desde o ventre de sua mãe enfrentou traumas, pois ele e Esaú brigavam no ventre de Rebeca, e Jacó não levava vantagem nessa briga  e isso é revelado no nascimento, pois Esaú nasce primeiro e logo após ele agarrado no calcanhar de seu irmão.

Seu pai Isaque prefere a Esaú e isso é mais um trauma que ele tem que enfrentar na vida.

Influenciado por sua mãe Jacó engana o pai e recebe a benção no lugar do irmão.


"Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou."(Gênesis 27: 22-24)



Essa atitude provoca a ira de Esaú que o ameaça de morte.



"E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão." (Gênesis 27:41)



Então Jacó tem que ir embora de casa, sair de perto da proteção de sua mãe e enfrentar o desconhecido, enfrentar uma estrada difícil e desértica.


Ele era um homem acostumado a viver em tendas não tinha experiência alguma com o deserto, certamente sentiu medo e insegurança.

Após  o deserto, ele chega na casa de seu tio Labão e se apaixona por Raquel, e trabalha sete anos para recebê-la por mulher, seu amor por Raquel foi tão intenso que não mediu esforços.

"Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava." (Gn 29:20)

No entanto, na noite de núpcias, a alegria de Jacó se transforma em decepção, imagine o espanto deste homem que era apaixonado por uma mulher, e casa-se com outra, e só na manhã seguinte após ter tido relações, que vê que  casou-se com outra, pois  Labão trocou Raquel pela sua irmã Lia, dizendo que não era correto casar a sua filha mais nova antes da mais velha.


"E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?" (Gn 29:25)

Jacó então para pagar o dote por Raquel tem que trabalhar mais sete anos.

Os filhos de Jacó começam a nascer através de Lia,  pois Raquel  era estéril e este problema era mais um transtorno para Jacó, pois a mulher que ele amava não gerava filhos, e isso era motivo de brigas.

"Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?"(Gn 30: 1,2)

Após ter filhos com Lia e com as  servas, Deus o abençoa  e Raquel fica grávida e dá a luz a José, é neste tempo que este homem tem um despertamento

"E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra. Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito." (Gn 30: 25, 26)

Jacó trabalhou mais de 20 anos para Labão e não tinha direito nem sobre suas mulheres e filhos, não tinha terra, gado e nem recebia salário.

Labão ficou rico por causa do trabalho de Jacó, e este propõe pagar um salário para que Jacó não vá embora, e então ele decide continuar com Labão e pede que seu salário sejam os malhados, salpicados  e negros do rebanho.


"Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário. Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto." (Gn 30: 32, 33)



Mas para surpresa de Jacó, seu sogro o enganou novamente, pois separou o rebanho pretendido por Jacó e entregou aos seus filhos, quando Jacó vem para recolher o rebanho que seria seu salário não encontra nenhum salpicado, malhado ou negro, estavam somente o restante do rebanho de Labão que ele tinha que apascentar.

Como observamos nesta história,  Jacó sofreu muitas perdas, muitos traumas, chegou no seu limite, este homem trabalhou muitos anos e não tinha nada!

Então para fugir do desespero e entrar em fé, ele pega varas verdes retira as cascas, faz riscas  para expor a parte branca, e fixa essas varas nos canais onde o rebanho costumava beber água, a Bíblia não diz, mas por revelação entendo que por muitas vezes Jacó orou, entre ele e o rebanho estavam as varas verdes riscadas e descascadas que provocavam uma visão daquilo que ele esperava, este era o seu lugar secreto de oração, creio que muitas vezes ele colocou seu rosto no chão clamando a Deus,  e levantando seu rosto apontava para as varas e dizia:

"Senhor isso é tudo o que tenho, este é meu ato de fé, faz nascer meu rebanho, dá-me dignidade diante da minha família, honra me diante dos que me zombam."

E orou até a época do cio, quando o rebanho vinha para beber água e acasalavam diante das varas, e então o rebanho começou a nascer de acordo com a visão de Deus e sua fé.

"E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listadas, salpicadas e malhadas." ( Gn 30:39)

E Jacó repetiu esse mesmo ato de fé todas as vezes que o rebanho vinha para acasalar,  pois esta era a visão de Deus para sua vida.



"E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela." (Gn 31: 10 a 13)

Essa história vem de encontro a corações feridos trazendo uma mensagem de cura e de esperança, não desista!

Receba esta palavra de Deus, estas são as tuas varas, venha até a fonte das águas que é Jesus, e receba sua benção, sua resposta, seu milagre.

Não importa quantas frustrações, quantos traumas, através desta ministração virá a tua justiça.

Por fé tome em suas mãos as varas, e clame ao Senhor teu Deus!

Pr. José Carlos Lopes (Ministração do culto de Cura Interior e Libertação em 23/09/2011)





Um comentário:

Anônimo disse...

Genetica maluca e mitológica. A Bíblia está repleta de miitologia. Não consigo entender porque nao percebem isso. Para demonstrar o poder de Deus é só olhar à nossa volta e observar a natureza. Recorrer a mitologias é desqualificar DEUS, e brincar com FANTASIA. Não coloquem nessas FARSAS.