terça-feira, 26 de abril de 2011

Agnus Dei



Jesus o  Cordeiro de Deus ou em latim Agnus Dei, encontramos na Palavra diversas passagens trazendo esta revelação, logo quando o homem peca no jardim e encontra-se nú, Deus  faz vestimenta de peles e veste a ele e sua mulher, creio que esta veste foi feita da pele de um cordeiro, revelando que Jesus com sua vida, cobriria a humanidade com sua graça e amor. ( Gn 3:21)

Na história de Abraão o pai da fé, após alcançar a promessa de ter seu filho Isaque, Deus o põe à prova pedindo para que este pai oferecesse seu filho em holocausto. Abraão pega seu filho, e  a lenha para holocausto  e seguem  para o Moriá.
Isaque estava feliz, alegre, orgulhoso, pois estava junto com seu pai indo servir ao Senhor, não imaginava que ele era a oferta.
São três longos dias de caminhada, (A estrada para Moriá é realmente difícil, talvez vc esteja andando por ela.) após três dias de caminhada, eles chegam ao lugar, Isaque está levando a lenha que era para seu próprio holocausto, (Gn 22:06) um reflexo do que um dia seria realidade, quando o Filho de Deus  levaria o madeiro onde seria crucificado.
Ele vê o pai com o fogo e o cutelo nas mãos e diz:  
"Meu pai! Respondeu Abraão: Eis me aqui meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gn 22:07)

No íntimo Abraão diz:   O que vou lhe responder? E agora meu Deus, o que eu digo a meu filho? E então Deus coloca a resposta na boca de Abraão, uma resposta profética, uma resposta que trouxe a revelação de Yaveh Jireh, o Deus te toda provisão,  o Deus que supre nossas necessidades antes mesmo que elas apareçam. 
" Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos." (Gn 22:08)

Chega o momento do sacrifício, Isaque chora mas se entrega, é colocado sobre o altar, e quando seu pai está pronto para imolá-lo, vem a resposta de Deus.

" Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá."(Gn 22: 11 a 14)
Jesus é revelado nesta história de Abraão, como o cordeiro que foi sacrificado no lugar de Isaque.
Israel estava 430 anos em escravidão no Egito, Deus levanta Moisés com a missão de julgar o Egito e libertar Israel, Deus manifesta seus poderosos sinais, destruindo o império de Faraó, tudo que era objeto de adoração para os egípcios o poder de Deus massacra, e agora chega o momento da libertação, Deus institui a Páscoa, o Pessach a passagem da escravidão para a liberdade.
Para instituir e celebrar esta data, Deus orienta que cada família sacrificasse um cordeiro, comessem sua carne assada e o sangue estivesse nas portas das casas dos filhos de Israel, porque um anjo Destruidor passaria por aquela terra e mataria todos os primogênitos, mas as casas que estivessem marcadas pelo sangue do cordeiro, seriam livres desta destruição.


"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.

Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir." (Êxodo 12:21-23)

Assim foi instituída a Páscoa, o Pessach, a passagem da escravidão para liberdade, revelando Jesus nos libertando da escravidão do pecado e da morte.
Hoje é o dia do Pessach, é a Pácoa do Senhor, é dia da passagem, é o dia de mudança, é um dia de transição, se em tua vida tem alguma escravidão, hoje o Senhor te liberta, a escravidão para Israel estava no Egito e Deus os tirou de lá, hoje pelo poder da Palavra nesta celebração de Páscoa, Deus vai fazer tua passagem da tristeza para alegria, da pobreza para a prosperidade de Deus, da enfermidade para a cura, do pecado para a santidade, seja qual for tua escravidão, hoje o poder de Deus se manifestará te libertando porque o Cordeiro Pascal  Jesus Cristo, já foi imolado em nosso favor.

Na oferta de sacrifício contínuo eram oferecidos dois cordeiros um pela manhã, na oferta de libação, e outro à tarde na oferta de manjares, esta oferta de sacrifício contínuo era para manter a comunhão com Deus e a santificação, todos os dias esta oferta deveria ser apresentada.

"Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.

E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.

E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.

E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,

E saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR seu Deus." (Êxodo 29:42-46)
Hoje nós temos pleno acesso a presença de Deus, pois Jesus substituiu o cordeiro que era sacrificado continuamente, pois ele apresentou o sacrifício perfeito e continuo por toda a eternidade.


"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" (Hebreus 10:19-20)

A segunda maior revelação de Jesus como o Cordeiro de Deus, foi através de João Batista, quando João vê Jesus, ele declara: AGNUS DEI -  O CORDEIRO DE DEUS!

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." ( Jo 1:29)


Sobre este Cordeiro o Apóstolo Pedro também escreveu:

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;" (I Pedro 1:18-20)



A maior revelação de Jesus como o Cordeiro de Deus está em Apocalipse, quando João está diante do trono e vê na mão direita de Deus um livro selado, e então ele chora, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro e nem mesmo olhar para ele.

E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. Apocalipse 5:1-4
Sabe porque João chorava por ver aquele livro selado? Porque aquele livro continha muito mais do que revelações apocalípticas, naquele livro estava a continuação da história da Igreja, naquele livro estava minha história, tua história, o plano perfeito de Deus para nossas vidas.
Por isso João estava desesperado! E agora quem poderá abrir o Livro?


"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;" (Apocalipse 5:5-12)

Glória Deus,Ele pôde abrir o livro, agora podemos viver o plano perfeito de Deus, você pode encontrar o propósito de Deus para sua vida, agora você pode entender através de Jesus o Cordeiro de Deus, porque vc está vivendo nesta geração, Ele tem as respostas para sua vida.

Ele é simulltaneamente o Leão feroz contra nossos inimigos e o Cordeiro que foi morto e com seu sangue nos comprou para Deus.

Nesta noite onde celebramos a Páscoa adore ao Senhor! ( clique no video e adore!)



Enquanto a canção é ministrada ao Senhor, diga para Ele de onde vc quer sair, do que quer ser liberto, diz para o Senhor nesta noite de mudanças, nessa noite de transição, porque a Páscoa de Jesus fala de passagem, fala de mudança de tempos.

Um tempo novo está por vir sobre nós que comemos sua carne do Cordeiro de Deus, bebemos seu sangue!

Diga ao Senhor de qual escravidão você quer sair!

 Ele te responderá!

Pr. José Carlos Lopes

Nenhum comentário: