terça-feira, 22 de junho de 2010

Deus abençoa e constiui como casa firme os fiéis




Nos dias dos juízes em Israel, havia um sacerdote chamado Eli, que ocupava também o ofício de juiz, ele tinha dois filhos, que se aproveitavam do alta posição do pai, para fazerem coisas terríveis, profanando e degradando o sacerdócio e pecando contra o Senhor.  Eli repreendia seus filhos, mas eles não lhe davam ouvidos, creio que este pai errou na criação de seus filhos pois seus conselhos e repreensões não significavam nada. Eles continuavam praticando o mal e desprezando ao Senhor. ( I Sm 2: 12 a 17; 23 a 25)
Essa atitude trouxe juízo de Deus sobre esta família sacerdotal, Deus envia um profeta a Eli com uma mensagem muito dura, o Senhor  resolveu destruir os filhos de Eli, e também cortar o sacerdócio desta família, esta maldição se estendeu para todos os  descendentes veja o que disse o Senhor: Portando assim diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz:  Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. ( I Sm 2: 30,31).

Mas dentro deste juízo de Deus a esta família o Senhor também faz uma promessa: E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e minha mente. Eu lhe edificarei uma casa duradoura, e ele andará sempre diante do meu ungido. ( I Sm 2:35 )

Não demora muito e Deus cumpre o juízo  contra Eli e sua descendencia, seus filhos são mortos e algumas anos  depois, Saul executa o juízo de Deus matando todos os descendentes de Eli escapando apenas Abiatar, que no Reinado de Salomão é expulso do sacerdócio.( I Sm22:9 a 22 e I Rs 2: 26 e 27)  e se cumpre então a profecia contra Eli.

Essa linhagem de Eli é totalmente afastada  da presença de Deus, pois não eram comprometidos com o Senhor, e com sua obra, mas Deus tem os seus fiéis, aqueles que não abandonam os princípios, aqueles que não negociam a santidade, não negociam a integridade e honrar e amar aos Senhor está acima de tudo. Esses são aqueles que se separam para o Senhor, esses são os que Deus projeta e estabelece como casa duradoura que sempre estará diante dele.
O capítulo 32 de Exodo  registra que enquanto Moisés estava no monte recebendo de Deus  as leis e instuçoes sobre o tabernáculo, o povo se rebela e fazem um bezerro de ouro e começam a adorá-lo, se prostituem  e ficam desenfreados, Moisés desce do monte e encontra aquela situação  pecaminosa, então ele se põe de pé, e diz: Quem é do Senhor venha a mim!  Moisés não se misturou àquela profanação, não entrou na festa maligna, não seguiu a multidão, mas se posicionou ao lado do Senhor e convoucou outros a segui-lo, somente a tribo de Levi se ajuntou a Moisés, que se levantaram contra a perversão e seguindo a orientação de Moisés foram contra os profanadores e os mataram."Então disse Moisés: Hoje fostes SEPARADOS para o Senhor. pois cada um foi contra o seu filho, e contra seu irmão, e hoje ele vos abençoou". (Exo. 32:29) 
Foi neste tempo que o Senhor separou a tribo de Levi para o sacerdócio, foi neste posicionamento que eles foram abençoados para estarem diante do Senhor.  Deus sempre vai abençoar e projetar os que são comprometidos, os que defendem os principios de Deus.

Encontramos outro exemplo no Livro de Números capítulo 25, quando Israel se prostituiu fisica e espiritualmente, cometendo orgias e adorando  a baal junto com as moabitas, a ira do Senhor então veio e uma praga estava ferindo e matando-os então  eles começaram a se arrepender e a chorar diante da presença de Deus para que a ira fosse removida, e mesmo nesta situação Zinri que era filho de um principe da tribo de Simeão,  trouxe uma midianita e diante de Moisés e toda a congregação, afrontou a santidade de Deus, então Finéias, pegou uma lança e seguiu até a tenda de Zinri e lá o trespassou- pelo ventre,  a ele e a midianita, e a ira do Senhor foi removida de Israel e a praga cessou, a atitude de Finéias chamou a atenção de Deus  veja o que o Senhor disse: " Finéias, filho de Eleazar filho de Arão o Sacerdote, desviou minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi tomado de zelo por mim no meio deles, por isso no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Dou-lhe minha aliança de paz. Ele, e a sua semente depois dele, terá aliança  do sacerdócio perpétuo, porque foi zeloso pela honra de seu Deus,e  fez propiciação pelos filhos de Israel." ( Nm 25:11,12 e 13).

Deus está procurando aqueles como Finéias, que são tomados pelo zelo do Senhor, aqueles que assumem uma posição radical contra o pecado, esses terão herança pérpetua diante do Senhor, desfrutarão de uma aliança de paz e sua descendencia herdará a mesma benção, sua semente será abençoada, sua família será uma casa duradoura, uma casa firme, onde o sacerdócio é perpétuo. 

Algumas gerações passaram e vemos a semente de Finéias, mantendo o mesmo posicionamento, com o mesmo zelo diante do Senhor, não se contaminando, e recebendo herança da mão do Senhor. " Sera para os sacerdotes santificados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, que não se desviaram, quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas." (Ezequiel 48:14). Esses filhos de Zadoque eram descendentes de Finéias, (I Cro 6:49 a 53) não negociaram seu sacerdócio, não cederam as pressões do pecado, não abriram mão da fidelidade.

Estamos no limiar de um grande avivamento, estamos num tempo onde Deus irá projetar os seus fiéis, neste tempo o Senhor confirmará o ministério daqueles que são tomados pelo seu zelo, aqueles que são apaixonados e comprometidos com Jesus, que sabem que a maior herança é a intimidade, a maior herança é poder ver a face de Deus, e por isso não negociam a santidade, doe a quem doer eles estão de pé, custe o que custar eles estão lutando pelo Senhor, preferem morrer do que pecar, estes encontraram o desejo do coração do Pai e fizeram desse desejo o legado de suas vidas.

Os profanos serão removidos, mas os fiéis serão confirmados!

Esta mensagem nos chama para uma avaliação: 

Como está tua vida? Tua família? Estás tratando das coisas de Deus com seriedade? Como estás lidando com seu chamado? Qual lugar ocupa a santidade, a fidelidade e a integridade em tua vida?

Se houver algo errado ainda há tempo para se arrepender, pois a bondade de Deus nos dá oportunidade de  novos começos.


"Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme..." ( II Rs. 11:38 )



Pr. José Carlos Lopes
SP, 22 de junho de 2010.

Nenhum comentário: