quarta-feira, 7 de abril de 2010


                         














O Tabernáculo: A revelação de Jesus
O Tabernáculo era um santuário portátil, que foi revelado a Moisés no Monte Sinai Êxodo: 25:08, este era a revelação da obra redentora de Jesus.
Armado no Centro: As 12 tribos faziam acampamento ao redor do Tabernáculo, formando grupos de 03 tribos à frente, 03 do lado direito, 03 do lado esquerdo e 03 na retaguarda. O Tabernáculo ficava sempre no meio do acampamento, indicando que Deus deseja estar no centro do nossas vidas. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6.

A Porta: Jesus Cristo é a única porta para se chegar a Deus. Disse Jesus em João 10:9: "Eu sou a porta.
Na Porta tinha 4 cores: Púrpura,Carmesim,Branco e Azul, essas cores revelam os 4 evangelhos de Jesus:
Púrpura: Cor da realeza. O evangelho de Matheus, neste evangelho Jesus é revelado como Rei, Matheus cita Jesus Filho de Davi! Ele é nosso Rei!
Carmesim: Cor de sangue, Jesus como "servo sofredor". Marcos revela esta condição em seu evangelho.
Branco: Este é o evangelho do Filho do Homem. No Evangelho de Lucas Jesus é revelado como o homem perfeito. Jesus foi tão perfeito que na noite em que foi traído comeu com seu traidor, Ele disse a Judas: “Amigo o que tens que fazer faze-o logo.”
Azul: Aponta para o Céu, de onde veio e para onde retornou o Senhor Jesus Cristo. Tipifica sua "divindade" e está presente no evangelho de João, neste evangelho Jesus é revelado como Deus.
Altar do holocausto: Revela a Cruz de Cristo – Marcos 15:22-24
Pia de cobre: Os sacerdotes se lavavam neste pia após o sacrifício e antes de entrar no Santuário. Revela a Palavra que nos lava, Jesus disse: Estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Jo. 15:03
Lugar Santo:neste lugar havia o candelabro, a mesa dos pães e o altar do incenso.
Candelabro: Jesus a Luz do Mundo Jo. 8:12,nele não temos trevas nenhuma, Gloria Deus!
Mesa dos pães: Jesus o pão que alimenta os famintos, nele temos satisfação, Ele é o único que preenche o vazio existencial do ser humano. Jo. 6:35.
Altar do incenso: Oração e intercessão, revela Jesus como nosso intercessor Rm 8:34
Santíssimo lugar: neste lugar o sacerdote entrava uma vez por ano, e aspergia sangue sobre o propiciatório, e se aceito o sacrifício Deus liberava mais um ano de perdão, Jesus na Cruz clamou: Está consumado o véu que separava o lugar santo do santíssimo lugar rasgou de alto a baixo, trazendo acesso a presença de Deus e perdão por uma eternidade aleluia!! Hb 4: 14-16.
Quando estamos orando entramos pelo tabernáculo: ( Porta )oramos ao Pai em nome de Jesus, pedimos perdão dos pecados (altar do holocausto) oramos mencionando a Palavra ( Pia de cobre) encontramos iluminação e revelação ( Candelabro) encontramos satisfação ( mesa dos pães) intercedemos por outros( Altar do Incendo) entramos em adoração, e recebemos a visitação da presença de Deus.( Santíssimo lugar) Amém!!!
Pr. José Carlos Lopes
Mensagem pregada em 26 de abril de 2009, culto de Santa Ceia.

Nenhum comentário: