sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Esmurrando o corpo e entregando-se ao Espírito



Temos uma carreira proposta por Deus, ela é única, singular, e temos uma só vida na terra para concluir essa carreira, e devemos entender isso de maneira que nada venha nos desanimar, ou nos retirar do cenário proposto por Deus.

"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. 
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12: 1 a 3)

Nos versos acima a nossa vida cristã é comparada a uma corrida olímpica de longa distância, e esta corrida está sendo observada por testemunhas dos céus que  estão torcendo por nós  e do inferno que desejam nossa derrota.


Muitos embaraços vem para nos atrapalhar, muitos empecilhos são colocados em nosso caminho, e ainda temos que lidar com nossa própria humanidade, e nessa batalha diária devemos nos desembaraçar de tudo e de todo assédio do pecado e olhar para Jesus, pois nesta corrida só vencem aqueles que tiverem perseverança e estiverem com seus olhos fitos no autor da fé.

Olhando sempre para Jesus que suportou a cruz, desprezou as afrontas e alcançou o prêmio.

O apostolo Paulo fazendo uma auto-análise escreve em sua carta aos Romanos.

"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Desventurado homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7: 14 a 24)

Admiro o Apóstolo Paulo, que  identificava-se com as lutas dos seus filhos na fé, homens e mulheres que se sentiam presos em armadilhas, confusos, ansiosos, alguns frustrados e outros incapazes de prosseguir a carreira proposta por Deus.


Olhando para sua humanidade Paulo exclama: Desventurado homem que sou!

Queridos a batalha é intensa e perigosa, a carreira proposta por Deus é cheia de desafios,e o inferno coloca armadilhas, envia perseguições, se você avança e conquista um posicionamento invejosos se levantam, e ainda existe a luta que travamos com nossa humanidade.

O que fazer então? Parar? Desistir? Entregar os pontos? NÃO!

Tudo o que o inferno deseja é que você saia de cena, tudo o que os invejosos querem é que você desista do que conquistou.

Esmurre seu corpo, sua natureza, crucifique seu eu e entregue-se ao Espírito Santo e continue correndo para alcançar o prêmio.

"Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (I Co 9:23 a 26)

Não ceda as pressões da sua alma, suporte tudo, despreze as afrontas e entregue-se ao Espírito Santo, um atleta sacrifica-se, e se abstém para tentar alcançar algo  que perece, mas nós sacrificamos  para alcançar  aquilo que é eterno.


O Espírito Santo é o Consolador o Paracleto, aquele que traz conforto e refrigério, o que está ao seu lado, aquele que te aconselha, e te dá forças e estratégias para alcançar a vitória. (João 14: 16,26)

O Espírito Santo é a água que mata sua sede e te refrigera, é o fogo que te purifica e destrói tudo o que é indesejável, é o vento que sopra  e flui levando embora o pecado, as doenças, as tristezas e traz alegria, perdão e cura. Ele é o óleo que te unge e te consagra, é  a chuva que desce sobre suas sementes  e  faz produzir frutos tão esperados, é a pomba que anuncia tua paz.

Abandone vícios, medos, revolta, ódio, pecados, fique livre o Espírito Santo é teu Deus pessoal,  Ele vai te ajudar, esmurre seu corpo e entregue-se a Ele, continue sua corrida e alcance o prêmio.



Pr. José Carlos Lopes (Jan-2012)
















Nenhum comentário: