quarta-feira, 20 de abril de 2011

Inveja, Você está protegido?


O invejoso sente desgosto e ódio provocado pela alegria, sucesso e prosperidade de outras pessoas.

A Bíblia diz que a inveja é um sentimento horrível e maligno.

“ O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.” (Pv 14:30)

Esse espírito maligno de inveja é perigoso, destrutivo e não escolhe suas vitimas, onde está traz prejuízos.

“Cruel é o furor, e impetuosa a ira, mas quem pode resistir a inveja?” (Pv 27:04)

A Inveja traz prejuízo nos negócios:

A Bíblia registra que Isaque filho de Abraão, orientado pelo Senhor morou na terra de Gerar eram dias de fome e seca sobre a terra, mas ele tinha a benção de Deus e poços que seu pai cavara naquela terra e então ficou muito próspero. Sua prosperidade atraiu a inveja dos filisteus que entulharam os poços, trazendo prejuízo  e transtorno para Isaque.

“Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E por isso lhe entulharam todos os poços…(Gn 26:13-15a)

A Inveja provoca ódio, ciúmes e violência:

José também foi vitima de seus próprios irmãos pois estes o  invejavam, pois seu pai o amava e honrava mais que a todos eles, esta inveja provocou ódio, ciumes e violência.



E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela. Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.  Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. (Gn 37:23-28 )


A Inveja provoca perturbação coletiva, destruição e morte:

Corá, Datã e Abirão  motivados pela inveja semearam contenda  no meio de Israel e conseguiram ajuntar duzentos e cinquenta homens contra a liderança de Moisés, isto perturbou, destruiu e provocou a morte no meio do povo.
“E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles; porque diziam: Para que não nos trague a terra também a nós. Então saiu fogo do SENHOR, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.”(Números 16:32-35)


Correr atrás da riqueza motivado pela inveja traz a penúria:

“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria.” (Pv.28:22)

“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; (Tg 4:2)

Não coma com invejosos você pode passar mal:

“Não comas o pão do invejoso, nem cobices seus delicados manjares. Porque , como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. Vomitarás o bocado que comestes e perderás as tuas suaves palavras”. ( Pv 23: 6-8)

A inveja conspira contra inocentes:


” Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo. Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.” (Dn 6:11-16)



Hoje o Senhor envia sua palavra de libertação e de proteção contra esse espírito maligno, pois a libertação vem por conhecer a verdade, o Senhor nos dará livramento assim como Ele livrou a Daniel na cova dos leões. O Senhor nos protegerá contra toda a feitiçaria e maldição, assim como protegeu Israel contra Baraque e Balaão.

Receba essa palavra no seu coração e prepare-se, quando sentirem inveja de você, não mais te trará prejuízo, mas provocará tua prosperidade.

Oração: Senhor se há em mim este sentimento maligno de inveja, eu  renego, repudio e te peço perdão, em nome do teu filho Jesus. Tomo posse da tua Palavra, que me abriga contra todo este mal, e a guardarei em meu coração, pois não quero pecar contra ti, cubro-me com o Sangue de Jesus que me protege contra todo olhar maligno e contra toda inveja. Em nome de  Jesus. Amém!

Pr. José Carlos Lopes ( Ministração do culto de cura interior e libertação em 15/04/2011)

Nenhum comentário: