sábado, 20 de novembro de 2010

No que você anda cogitando?


Queridos, Deus nos ama muito, e nos deu seu Espírito e sua Palavra, para andarmos vitoriosos e cheios de conquistas.
Penso que uma das maiores vitórias na vida de um cristão é saber gerenciar seus pensamentos, pois as batalhas são intensas na mente do homem, neste tempo que vivemos nunca foi tão importante praticar a Palavra: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..."( Rm12:2).

Sabe queridos nós não controlamos a formação dos nossos pensamentos, mas podemos gerenciá-los, podemos combater todo o pensamento de tristeza, derrota, medo, ansiedade, ou qualquer outro pensamento que seja contrário a Palavra de Deus.

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levanto cativo todo o pensamento à obediência de Cristo," (II Co 10: 4,5).

Você pode dominar seus pensamentos, você pode controlá-los, anulando sofismas, idéias falsas, enganos é seu dever levar os pensamentos cativo a obediência de Cristo, e a Palavra de Deus nos ensina isso,pois se o maligno te vencer na mente você perdeu a batalha!

O Apostolo Paulo ensinando na sua Carta à Igreja de Filipenses a vencer a ansiedade  através da oração, súplica e ações de graças, finaliza orientando a direcionar os pensamentos, no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, e em tudo o que é de boa fama. ( Fp 4: 6-8)

Muitos não conseguem por que não param de cogitar( pensar demoradamente com insistência) em coisas e situações que  comprometem a fé, a santidade, o temor,  e acabam levando o corpo e os sentimentos a uma inclinação carnal.

"Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne..." (Rm 8: 5a).

Observe que a inclinação para a carne vem depois de pensar demoradamente com insistência, isto é cogitar nas coisas da carne.

Um cristão só poderá apresentar seu corpo em sacrifício, vivo, santo e agradável a Deus, se sua mente parar de cogitar no que é errado, isto deve ser uma prática diária, pois sempre seremos assediados tenazmente pelo pecado, e se deixarmos nossa mente ser levada a deriva por cogitações carnais perderemos nossa paz e ficaremos desconfortáveis na presença de Deus.

Portanto devemos cogitar nas coisas do Espírito que nos da vida e paz (Rm 8:6b).


Fique esperto, desperte-se do sono, nossa salvação está as portas, devemos abandonar tudo o que é obscuro, tudo o que é trevas  e estarmos revestidos das armas da luz, andando dignamente,como em pleno dia, nos revestindo de Jesus  a Armadura de Deus e não dispondo nada para a carne no tocante às suas  concupiscências.

Jesus nos ensinou a orar dizendo: " Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal". Que mal é este, que tipo de mal Jesus está se referindo? Jesus está falando do pecado, é este o mal que devemos pedir livramento.

A tentação virá, Jesus também foi tentado e venceu, não pecou, nós também podemos vencer as tentações.

Observe o significado da palavra tentação: "Sentimento que alguém tem quando deseja tomar uma atitude que contraria seus valores e crença."

A tentação é fruto da cobiça (desejo veemente de possuir algo proibido), tudo aquilo que o homem cobiça poderá virar uma tentação, "...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz."(Tg 1:14)

Qual a maior cobiça de um ratinho? O queijo, por isso quando alguém quer matar o ratinho prepara-lhe um bom pedaço de queijo envenenado ou em uma armadilha, e o infeliz não percebe que aquilo vai lhe destruir, assim é a estratégia da tentação.

No jardim do Éden Eva, ficou cogitando sobre o fruto proibido, ficou pensando demoradamente com insistência sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal e seu fruto, esta cogitação gerou a cobiça, ela desejou ardentemente algo proibido, então veio a tentação, e ela não resistiu, comeu do fruto, deu ao seu marido, e o pecado entrou no mundo.

O pecado trouxe sofrimento, dor, vergonha e morte, aquele fruto era proibido mas Eva ficou cogitando sobre ele, após isso veio a cobiça, Satanás então trouxe a tentação de acordo com a cobiça, e ela não resistiu, tomou para si o que Deus havia proibido, então Deus tomou deles a benção de viver no Éden.

Se tomarmos para nós aquilo que Deus proibiu, Ele tomará de nós o que nos permitiu.

A tentação virá de acordo com aquilo que o homem cobiça, esta é a estratégia de Satanás,o segredo para não cairmos nos engôdos do  maligno é praticar a palavra de Deus, renovando nossa mente, focando nossos pensamentos naquilo que é honesto, justo, agradável, digno, honroso, que traz  louvor a Deus e virtude no Espírito Santo.

Então gerencie seus pensamentos, não cogite no proibido, não se deixe levar pela cobiça, e não caia em tentação.
Você pode sim viver em santidade, numa vida que agrada a Deus, prosperando e conquistando, não deixe o maligno estragar tudo o que Deus tem para você, lembre-se, satanás veio para matar, roubar e destruir.

Sua vitória contra o maligno e contra o pecado começa na sua própria mente.



Ore agora enquanto a canção é ministrada e permita que o Espírito Santo, toque sua vida, destruindo fortalezas e anulando idéias falsas, peça ao Senhor sua graça e ajuda, tome posse desta mensagem e renove sua mente.


No amor de Jesus,


Pr. José Carlos Lopes ( ministração no culto seminário de unção, quarta-feira 17/11/2010)




3 comentários:

Luciana Alvarado disse...

A paz!
Pastor que grande benção esta mensagem, Deus falou muito ao meu coração...
Obrigada por toda dedicação e toda ajuda...
Não deixe de postar mensagens aqui, este blog traz sempre muitas respostas a minha vida!
Fique na Paz!

Unknown disse...

oi, pastor, a paz! muito edificante todas as suas mensagens, muita gente tem sido abençoada por elas, inclusive eu, aprendi a lutar contra a infermidade, ja nao sinto mais nenhuma dor, lutar contra a tristeza, tenho estabilidade emocional, to lutando contra a procrastinaçao, em algumas areas ja venci, nao sou mais a mesma desde que comecei a fazer parte do teu rebanho, sou grata a Deus por ter o senhor como meu pastor.obrigada bjos.

Viviane da Hora disse...

A paz!Deus o abençoe pastor!