terça-feira, 17 de agosto de 2010

A resposta de Deus contra o inferno





Desde o princípio, o diabo está trabalhando para destruir e paralisar  os filhos de Deus.


O maligno envolve o primeiro homem no pecado, e pensa que vai reinar e dominar e estabelecer o mal, sem que houvesse uma resposta de Deus, mas o Senhor diz que da descendência da mulher, alguém esmagaria sua cabeça (Gn3:15)

Então o diabo pensando que Abel fosse esse descendente que esmagaria sua cabeça, induziu , e usou Caim para matá-lo, o diabo achou que desta vez havia vencido, mas   Deus concede a Adão um outro filho chamado Sete, e nesta família inicia a adoração , eles começam a invocar o Senhor (Gn 5:26).  Sete e sua família foram a reposta de Deus contra o inferno.  E não para por aí os homens desta família tinham compromisso com Deus , Enoque descendente de Sete andou com Deus de forma tão íntima que Deus o tomou para si, e não foi mais visto, pois foi arrebatado pelo Senhor. (Gn5:24) 

Gênesis capítulo 6 descreve que a humanidade estava nas mãos do maligno, homens perversos, corruptos, com coração cheio de maldade, mas no meio desta geração combalida pelo pecado,  estavam Noé e sua família, toda esta geração foi julgada  e condenada pelas águas do dilúvio, mas esta família foi preservada e guardada, porque esses eram a resposta de Deus.


No período que o povo de Israel estava escravizado no Egito, sendo açoitado e maltratado, creio que o diabo pensava, estes que foram escolhidos por Deus jamais sairão deste lugar, Faraó com sua mente controlada pelo  inferno, mandou lançar todos os meninos no Rio Nilo para que morressem, mas do meio dessas crianças Deus escolheu Moisés, que foi salvo dessa sentença de morte e anos mais tarde é enviado por Deus a Faraó para julgar os deuses Egípcios e o reino de Faraó e também, libertar os filhos de Israel do cativeiro. 
Moisés foi a resposta de Deus contra o inferno em sua geração.

No tempo em que Acabe reinava os profetas do Senhor estavam escondidos em cavernas em covas, pois eram perseguidos e maltratados por Jezabel, enquanto isso no palácio os profetas de astarote e baal, estavam comendo e bebendo, pois diziam que baal era o deus da chuva. 
E nesse cenário aparece o profeta Elias, indignado e destemido invade o Palácio de Acabe e decreta: "Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo minha palavra."(I Rs17:01) 
E conforme ele profetizou aconteceu, durante 3 anos e seis meses não choveu, depois convocou uma reunião com os profetas de Baal, no monte Carmelo, e propôs:"... o deus que responder por fogo esse é que é Deus" (I Rs 18:24).

Os profetas de Baal, o invocaram, clamaram, se retalhavam até derramarem sangue, e não houve fogo, Baal não os respondeu.

Na vez de Elias ele restaura o altar do Senhor que estava em ruínas, colocou o sacrifício, por três vezes derramou água sobre o altar, de forma que a água corria ao redor do altar, e orou, e caiu fogo do Senhor sobre o altar, trazendo arrependimento e conversão da nação, agora ora ao Senhor para que volte a chover e a chove abundantemente, Elias foi a resposta de Deus contra o inferno em sua nação.

Poderia descrever e falar sobre vários homens que se tornaram resposta de Deus contra o inferno em sua geração, homens como Gideão, Samuel, Davi, Daniel e muitos outros que entregaram suas vidas e seus dons nas mãos do Espírito Santo e foram projetados por Deus para trazerem reposta contra as trevas.

Mas quero deixar tempo para falar da maior resposta de Deus contra o inferno: Jesus!

Deus enviou seu filho para responder ao inferno, resgatando vidas, libertando, curando e restaurando o homem a sua imagem e semelhança.

Logo após nascer foi perseguido pelo inferno, pois Herodes desejava matá-lo (Mt 2:13), José pai de Jesus, leva a família para viver no Egito até que Herodes morresse. 

Jesus inicia seu ministério após ser batizado por João Batista, quando tinha 30 anos de idade, e começou a pregar, a curar, transformar e libertar milhares de vidas, milagres extraordinários foram feitos por Ele, trouxe uma revolução espiritual em Israel, o que atraiu inimigos influenciados pelo inferno, até que o levaram a cruz.
Quando estava na cruz o diabo festejava, pois achava que estava matando o filho de Deus,  zombaram de Jesus na cruz,  e quando Jesus entrega ao Pai Celestial seu espírito e grita está consumado, o inferno exulta,  mas  Jesus no breve espaço de tempo entre sua morte e ressurreição desceu ao inferno surpreendendo  Satanás acabando com sua festa o humilhou  e tomou a chave da morte e do inferno.

"...e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." (Cl 2:15)

Esta é ascensão vitoriosa de Cristo, o General de Guerra, vencedor desfilando com seus inimigos vencidos e humilhados seguindo seu carro. Satanás perdeu o poder que tinha de intimidar e controlar as pessoas , o inferno foi vencido e sua ruína é certa.

Paulo diz que Satanás, principados e potestades foram humilhados publicamente, Pedro explica isso na sua carta de forma mais clara : "...no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão".(I Pe3:20) isto é a vitória de Cristo foi proclamada para espíritos que estavam presos, pessoas da geração de Noé, que não tiveram tempo para se arrepender. 

Na carta de Paulo aos Efésios está escrito: "Subindo ao alto levou cativo o cativeiro..."( Ef.4:8), glória Deus, entendo que além de ter proclamado sua vitória sobre o inferno aos espíritos em prisão,  a geração que pereceu com as águas do dilúvio, o Senhor retirou do cativeiro todos aqueles que foram justos e morreram fiéis a Deus, os santos do Antigo Testamento que estavam no seio de Abraão (Lc 16:22,23), e inaugurou o Paraíso junto a Deus. 

Quando Jesus ressuscita, e encontra seus discípulos Ele diz: " Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide,...(Mateus 28:18,19a)

Jesus é a maior resposta de Deus contra o Inferno, mas Ele transferiu o poder e autoridade para a igreja, e agora é a nossa vez de sermos uma resposta contra o inferno nesta geração.

O que o maligno tem feio contra você?O que o maligno tem impedido de acontecer, o que ele roubou, como ele tem atrapalhado sua família, seu ministério, suas finanças?

Agora é sua vez, é a hora de Deus te projetar para ser uma resposta contra o inferno!

Se hoje você colocar seus dons, talentos, criatividade, recursos a serviço do Reino de Deus, o maligno simplesmente vai ter que recuar e soltar tudo o que te pertence.

Quais são seus dons? Como o Senhor te usava, e agora por estar sob pressão você não mais está aberto para o Espírito Santo?  
Se você orava, volte a orar, se você cantava, volte a cantar, se você pregava, volte a pregar, se você dançava volte a dançar, se você ofertava volte a ofertar, seja uma resposta contra o Inferno!

Agora é sua vez! Você é a resposta de Deus contra o inferno


Pr. José Carlos Lopes ( ministração do culto da família em 15/08/2010.)

Um comentário:

angela disse...

thglorfoia Deuas por esta palavra, foi pra mim uma confirmação do ki o Senhor ja tem coloado em meu coração e serei uma resposta de DEus contra o inferno.